Prefeitura promove encontro com estagiários sobre orientações gerais e motivação profissional

Na quarta-feira, 05/02, cerca de 300 estagiários da Prefeitura de Teófilo Otoni estiveram reunidos no SindUTE para um momento de orientações e integração profissional. Promovido por uma equipe da Prefeitura e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que é responsável pela contratação e pagamento dos estagiários, o encontro teve como foco o esclarecimento do trabalho na condição de estágio. A ocasião também foi propícia para uma palestra motivacional, em que a psicóloga e diretora da Divisão de Pessoal, Isabel Conde, abordou sobre a postura no ambiente de trabalho, a importância do estágio para o  desenvolvimento profissional e sobre o que eles e a instituição têm para oferecer, entre outros tópicos.

A maioria do público presente era de novatos que vão colaborar na Educação, e por isso, a importância de promover todos os esclarecimentos necessários. “É uma ação inovadora no atual governo promovermos esse acolhimento aos estagiários, tendo em vista que para muitos o estágio é o primeiro contato profissional e quando eles chegam ao local de trabalho podem se sentir perdidos e inseguros”, explicou Conde.

De acordo com outra integrante da equipe de apoio aos estagiários, a pedagoga Valéria Fonseca, a realização de capacitações também faz parte do trabalho de promoção da qualidade nos serviços prestados à sociedade. “Tendo em vista que o período médio de atuação dos estagiários é de dois anos, há uma equipe na área da Educação na rede municipal que periodicamente realiza cursos de capacitação, com direito a certificado e horas acadêmicas para eles. Também fazemos um acompanhamento e suporte não só aos colaboradores em condição de estágio como aos gestores e supervisores das escolas onde eles atuam”, completou a pedagoga.