Capacitação prepara profissionais da rede municipal de Ensino para implantação do Currículo Referência de Minas Gerais

De 04 a 06/02, no auditório da Unipac, 120 profissionais da Educação da rede municipal estão reunidos para uma capacitação sobre o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Como uma política pública no âmbito de todo o território mineiro, o CRMG é um documento que apresenta as habilidades mínimas e objetos de conhecimento que precisam ser desenvolvidos em cada etapa da educação básica.

Conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SMECT), o encontro é voltado especificamente para supervisores e professores do campo. Uma equipe composta pela diretora da Divisão de Ensino e pedagogas da SMECT tem se revezado na condução do treinamento.

Previsto para ser implementado junto aos conteúdos escolares das escolas públicas e particulares neste ano, o Currículo Referência de Minas Gerais está sendo trabalhado desde 2019 na rede municipal de Ensino, conforme explanado pela secretária municipal de Educação, Natália Galvão. “Desde então, temos promovido e participado de capacitações com vistas a aprofundarmos o conhecimento a respeito desse documento que foi construído de maneira conjunta pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria de Estado de Educação visando oferecer mais qualidade ao ensino”, destacou Galvão. O CRMG está alinhado com a Base Nacional Curricular Comum e, ao ser implementado, a ideia é que o documento traga para os estudantes a garantia do direito à aprendizagem em todo território mineiro. “Os alunos poderão transitar entre as escolas com maior facilidade, pois todas as redes irão seguir o mesmo Currículo”, declarou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG e coordenadora Estadual do Currículo, Geniana Faria.