Prefeitura e Instituto Estadual de Florestas renovam parceria

A continuação do trabalho conjunto entre as duas instituições foi reafirmada na segunda-feira, 16/09, pelo prefeito Daniel Sucupira e o supervisor regional do IEF Nordeste, Luiz Cláudio Pena. O encontro aconteceu no gabinete oficial da Prefeitura e reuniu também o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Marcos Franca.

Faz cinco meses que a unidade regional do IEF está sob nova gestão e, na reunião de trabalho, os três gestores conversaram sobre as atividades que vêm sendo realizadas em parceria. “Essa cooperação diz respeito ao desenvolvimento de ações ambientais, suporte técnico, fomento florestal por meio da doação de mudas, além de educação ambiental nas escolas”, enumerou o supervisor regional Luiz Cláudio Pena.

Dentre as ações mais atuais e de destaque que contam com a participação das duas instituições desponta a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Marcos Franca, trata-se de uma ação de grande relevância. “ Teófilo Otoni é a primeira cidade no Estado de Minas a estruturar esse documento, cujas atividades que começaram a ser implementadas desde 2016 serão apresentadas em público nesta semana”, pontuou Franca.

Outro assunto que foi pauta da reunião é sobre a possibilidade de fechamento da unidade regional Nordeste do IEF. O acordado é que o município vai lutar para a permanência dessa unidade através de um pedido formal do prefeito Sucupira a fim de que não só Teófilo Otoni como as mais de 50 cidades atendidas pela regional não fiquem prejudicadas com a extinção do escritório.