Prefeitura promove capacitação para catadores de materiais recicláveis do município

Dez oficinas temáticas foram ofertadas no período de 28/08 a 10/09 para 40 pessoas que vivem no lixão e do recolhimento de recicláveis. A ação foi viabilizada através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Aprender Produzir Juntos (APJ), que ministrou as oficinas. As atividades  fazem parte do processo de retirada dos catadores do Lixão e de fechamento do local, questão que tem sido trabalhada por instituições do poder público e entidades civis do município.

Os cursos aconteceram em locais distintos, como a Casa Emaús, o Lixão e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Nova Vida (Ascanovi), onde os participantes foram envolvidos em temáticas que abordaram valores humanos, direitos, trabalho e cooperativismo, relação do homem com a natureza, economia solidária, dentre outros. De acordo com a engenheira ambiental da prefeitura, Thamires Mol, as temáticas foram voltadas para o fortalecimento de entidades possíveis para o agrupamento dos catadores, como a Ascanovi ou uma cooperativa. “A Ascanovi já existe na cidade há muito tempo e é uma alternativa para que o pessoal do Lixão possa se associar e seguir com suas atividades com mais dignidade e segurança. Para isso, estamos empenhados em reestruturá-la e torná-la mais forte”, destacou a engenheira.