Em grande mobilização, Prefeitura faz lançamento do Programa Criança Feliz

Evento lotou centro da cidade com crianças e famílias atendidas pelo programa inédito no município

Uma megaestrutura foi montada para atividades recreativas com o público infantil do Criança Feliz

A Praça Tiradentes foi completamente tomada por centenas de crianças na tarde de sexta-feira, 15/06. Com uma megaestrutura para atividades recreativas, a Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, fez o lançamento oficial do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. A solenidade contou com a presença do prefeito Daniel Sucupira e grande equipe da Secretaria, que organizou uma tarde de lazer para as crianças atendidas no programa.

Lançamento do programa foi feito em grande estilo, com rua de lazer

O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que envolve várias políticas públicas e visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O programa foi implementado em Teófilo Otoni desde setembro de 2017, quando começaram as capacitações. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moreira, 600 famílias estão sendo atendidas no município. “O programa atende a gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Estamos muito felizes por implementarmos em Teófilo Otoni este programa que nos colocou entre as três cidades de Minas por ter cumprido as metas”, contou Eliane.

Evento de lançamento do Criança Feliz contou com participação do prefeito em meio às crianças e famílias atendidas

O Criança Feliz é desenvolvido por meio de visitas de orientadores sociais às famílias, que acontecem uma vez por semana, uma vez por mês ou duas vezes por mês, dependendo do tipo de público atendido. A coordenadora do programa, Honorinda Matos, explicou que este acompanhamento tem uma metodologia específica. “Os três primeiros anos de vida da criança são cruciais para que a família acompanhe de maneira mais apropriada, promovendo um desenvolvimento saudável e integrado dos pequenos. As visitadoras dão um suporte às mães com confecção de brinquedos que estimulam a coordenação motora, as capacidades cognitivas, chama a família para estas questões do fortalecimento do vínculo que às vezes passa despercebido e a família descobre quando a criança está maior e não dá mais para recuperar o tempo perdido”, destacou a coordenadora.

Atendidas pelo programa, Luana Alves e sua filha são acompanhadas periodicamente por uma orientadora social

Mãe de uma menina de dois anos, Luana Alves aprovou a dinâmica do programa e disse que agora se sente mais assistida pelas políticas públicas. “Estou gostando muito porque agora há um agente que vai na minha casa periodicamente para acompanhar o desenvolvimento de minha filha”, disse Alves.

Apresentações culturais marcaram lançamento do programa na Praça Tiradentes