Teófilo Otoni é uma das cidades contempladas pelo Serviço de Transporte Aeromédico do SAMU

A oferta desse serviço inédito para os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência Macro Nordeste/ Jequitinhonha (CISNORJE) representa um avanço na saúde pública da região. O Transporte Aeromédico será através de um helicóptero administrado pela Polícia Militar e terá como base a cidade de Governador Valadares. O anúncio da novidade foi feito em solenidade realizada no SEST/SENAT, na quarta-feira, 12/12.

É em Teófilo Otoni que funciona o Complexo Regulador do CISNORJE/ SAMU, que atende a mais de 80 municípios do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Por isso, a cerimônia de inauguração do serviço foi realizada aqui, com a presença do secretário adjunto de Estado de Saúde, Daniel Medrado, da subsecretária de Regulação em Saúde, Wandha Karine, das equipes administrativa e operacional do SAMU, gestores públicos, inclusive o prefeito anfitrião, Daniel Sucupira, representantes da PM, do Corpo de Bombeiros e outros convidados.

A conquista do Transporte Aeromédico para o CISNORJE/ SAMU representou o esforço conjunto de governantes da região, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) Regionais, Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais (COSECS) e da própria administração do CISNORJE/ SAMU junto ao Governo de Minas. O prefeito Daniel Sucupira foi um dos que ressaltaram o empenho do governador, Fernando Pimentel, nesse investimento tão sonhado para os municípios do Mucuri e Jequitinhonha. “Acredito que ao disponibilizar o Transporte Aeromédico para nossa região, o governador não só contribui para um fortalecimento do SAMU, mas beneficia milhares de pessoas uma vez que com esse serviço mais vidas serão salvas”, destacou Sucupira. Na ocasião, a aeronave foi apresentada aos convidados e a equipe de socorristas do SAMU realizou uma simulação de atendimento. As principais situações emergenciais que terão prioridade no Serviço de Transporte Aeromédico são: acidentes graves, transferência de recém-nascidos, infarto e Acidente Vascular Cerebral em fase aguda. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *