Município comemora Semana da Pátria e aniversário de Teófilo Otoni

Junto com a população, a  Prefeitura celebra a data com desfiles e programação cultural

Cerimônia aconteceu no sábado, 01/09, na Praça Tiradentes. Autoridades do Poder Executivo, Legislativo, das Polícias Civil e Militar, Maçonaria, servidores, estudantes e transeuntes participaram do momento marcado pela homenagem ao fundador da cidade, Teófilo Benedito Otoni.

Abertura da Semana da Pátria foi marcada por homenagens ao fundador da cidade

A solenidade começou com o depósito no mausoléu da urna contendo os restos mortais de Teófilo Benedito Otoni, conduzida por membros das Lojas Maçônicas. Em seguida, como de praxe na Abertura da Semana da Pátria, o prefeito Daniel Sucupira e outros representantes de instituições fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, de Teófilo Otoni e de três escolas municipais participantes. Ao mesmo tempo, a Banda de Música da 15ª Região de Polícia Militar executou o Hino Nacional e o Hino do município.

O representante da Maçonaria Filadélfia, Iete Lira, abriu os discursos. Ele lembrou do fundador como autor de grandes feitos políticos no cenário nacional e justificou a devolução dos restos mortais de Teófilo Benedito Otoni sob o Pantheon. “É a terceira vez que a urna é depositada no mausoléu. Nas duas últimas vezes em que foi retirada, em função de obras de manutenção no monumento, a Loja Maçônica Filadélfia teve a honra de guardá-la, considerando o apreço que temos para com o fundador de nossa cidade que também foi maçom”, explicou Lira.

Em seguida, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, destacou a importância em se comemorar a Semana da Pátria. “Para nós, teófilo-otonenses, a data representa mais que a independência do Brasil. É o aniversário de nossa cidade, que começamos a celebrar neste primeiro de setembro com desfiles nos bairros, com os Centros de Educação Infantil Felicidade e Abelhinha”, contou o secretário.

Solenidade abre as comemorações da Independência e dos 165 anos de Teófilo Otoni

Em seu pronunciamento, o prefeito Sucupira também fez menção aos 165 anos do município e convidou a população para participar dos eventos comemorativos à data. “Iniciamos esta Semana da Pátria voltando os olhos para nossas instituições, nosso trabalho e nossa vida. Ao tempo em que comemoramos os 500 anos da história do Brasil, celebramos também os 165 anos de uma cidade que ao longo do tempo foi empobrecida pela falta de investimentos e explorada naquilo que tinha como potencial de desenvolvimento. Mas, o tempo não está perdido. Como gestor do município, os primeiros passos estão sendo dados, pois estamos conquistando patrimônios públicos, cortamos gastos e privilégios na Prefeitura, estamos promovendo ações de infraestrutura na cidade e outras realizações”, pontuou o prefeito.

Os maçons finalizaram com flores sobre o mausoléu do fundador e a Fanfarra Independente A Fênix fez uma apresentação, com um curto desfile pela praça.

Fique atento ao cronograma de comemoração dos 165 anos da cidade de Teófilo Otoni:

Desfile Cívico no Bairro Vila São João
Desfile Cívico no Bairro Taquara

Segunda-feira (03/09), Manhã > Desfile na Praça da Vila São João > E.M. Doralice Arruda, CEMEI Vila São João, CEMEI Dr. Lourenço Porto e E.M. Teodolino Pereira; Desfile no Bairro Taquara, Manhã > E.M. Nossa Sra. Aparecida

Desfile Cívico no Distrito de Topázio
Desfile Cívico no Bairro São Jacinto

Terça-feira (04/09), Manhã > Desfile em Topázio > E.M. Cecília Zimmerer Koury, E.M. Cecília Zimmerer Koury – Córrego Feixes, Pré-Escolar Tesouro Infantil, E.E. Sebastião Alves da Cruz e Aldeia Indígena Cachoeirinha; Desfile no Bairro São Jacinto, Manhã > CEMEI Matinha e APAE

Quarta-feira (05/09), Manhã > Desfile na Comunidade de Maravilha > E.M. Agrícola Geraldo Leão Lopes, E.E. Povoado de Limeira; Desfile na Comunidade de Brejão, Tarde > E.M. Agrícola Inácio Pereira Guimarães e E.E. Pedro Versiani (alunos do Ensino Médio)

Quinta-feira (06/09), Manhã > Desfile no Bairro Jardim São Paulo > E.M. Honorinda Ferreira Cardoso; Show do Cantor Tadeu Franco, às 20 h, na Praça Tiradentes

Sexta-feira (07/09), Manhã > Desfile Cívico no Centro de Teófilo Otoni; Concurso de Fanfarras

Domingo (16/09), Tarde >  Desfile em Rio Pretinho > E.E. de Rio Pretinho, Pré-Escolar Municipal Comecinho de Vida