Com apoio da Prefeitura, feiras do setor de mineração movimentam economia de Teófilo Otoni

Durante cinco dias, cidade sedia as tradicionais Feira dos Garimpeiros e Feira Internacional de Pedras Preciosas

De 15 a 19/08, Teófilo Otoni sedia eventos relacionados ao setor que fez a cidade conhecida internacionalmente: o de gemas e joias. Durante este período, a Praça Tiradentes recebe o 9º Encontro Nacional de Garimpeiros e 9ª Amostra de Produtos de Garimpo, promovidos pelo Sindicato Nacional dos Garimpeiros com o apoio da Prefeitura de Teófilo Otoni. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, coordenada por Jonas Boa Ventura, deu todo o auxílio à estrutura de ambos os eventos.

Além de fomentar o desenvolvimento local, o encontro e a amostra reúne garimpeiros-expositores de várias partes do planeta que, por meio de uma feira, expõem pedras preciosas e semipreciosas, brutas e lapidadas, joias, semijoias e artesanato. Além disso, outras atrações são palestras no Palácio de Vidro e o forró do garimpeiro, com a banda Puro Prazer, no dia 18, também na Praça Tiradentes.

Abertura da 9ª Amostra de Produtos de Garimpo reuniu expositores, autoridades e visitantesA abertura da 9ª Amostra de Produtos de Garimpo foi realizada na manhã do dia 15 e contou com a presença do prefeito Daniel Sucupira e equipe de governo, além dos expositores e visitantes. A Banda de Música da 15ª RPM mais uma vez abrilhantou solenidades do Poder Executivo com execução do Hino Nacional Brasileiro.  O presidente do Sindicato Nacional dos Garimpeiros, Robson de Andrade, fez a abertura oficial e destacou que a atual gestão municipal tem dado total suporte ao evento. “Tivemos muita dificuldade para criarmos esta feira aqui em Teófilo Otoni. Na época, o apoio do Executivo voltou-se para outras exposições e eventos, mas conseguimos apoio e hoje esta amostra de produtos de garimpo é grandiosa em comparação aos primeiros anos”, contou Andrade.

O presidente do Sindicato dos Garimpeiros disse que o apoio da Prefeitura é fundamental na realização da feira

De acordo com ele, no ramo da mineração, de gemas e joias, o garimpeiro é um dos atores primordiais. “Em toda feira bonita que acontece no Brasil e no exterior, 70% da mercadoria é oriunda de Teófilo Otoni, seja presencial ou pela internet, e quem extrai o material raro, como o ouro e a prata, é o garimpeiro. Sem ele, ninguém tem anel de grau nem cordão de ouro. O garimpeiro é o herói do subsolo”, ressaltou o presidente.

Por sua vez, o prefeito Sucupira disse que vai continuar apoiando todos aqueles que queiram contribuir para o desenvolvimento da cidade com eventos que precisam do espaço da principal praça da cidade. “Nosso compromisso é de governar este município em especial para os que mais precisam. Em eventos como este não são apenas os expositores que lucram, mas os demais segmentos também, como restaurantes, hotéis, os vendedores ambulantes e os artesãos da economia solidária”, lembrou o prefeito.

Luís Mota veio de Valadares para participar da feira e expor uma variedade em pedras lapidadas

Um dos expositores na 9ª Amostra de Produtos de Garimpo, Luís Guilherme Mota, salientou a representatividade da feira em promover um intercâmbio entre os participantes. “Além de melhorar as vendas, é uma oportunidade de fazermos novos contatos e de negociarmos entre nós mesmos”, disse.

A visitante Ilda Rodrigues gostou de pedra piramidal feita de quartzo

A ladainhense Ilda Rodrigues se encantou com uma pirâmide em quartzo. “Estava de passagem e, ao avistar a estrutura aqui no centro da cidade, fiquei curiosa de conhecer a feira. Acredito que o município está de parabéns, pois assim a cidade valoriza sua cultura e economia”, destacou a visitante.

Concomitante à Feira dos Garimpeiros acontece a FIPP, outro evento tradicional no município

Logo mais à noite, no Expominas, outro evento do setor de gemas foi oficialmente aberto ao público: a Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP). O prefeito Daniel Sucupira também se fez presente nesta que já é a 28ª edição da feira e fez questão de visitar todos os expositores. A FIPP recebe comerciantes e exportadores de pedras, além de visitantes de várias partes do mundo. O evento tradicional na cidade é promovido pela parceria entre a Gems Exporters Association (GEA) e Associação dos Corretores e Comerciantes de Pedras Preciosas (ACCOMPEDRAS), com o apoio da Prefeitura. Além de uma variedade em gemas, minerais e joias, quem passar pela 28ª FIPP pode prestigiar workshops, seminários, encontros e premiação.

A FIPP acontece até domingo, 19-08