Encontro do nordeste mineiro reúne equipes multiprofissionais da atenção básica em saúde

Durante dois dias, o 4º Encontro Regional do NASF-AB integrou amplo cronograma de atividades

4º Encontro Regional do NASF reuniu em torno de 250 profissionais da cidade e região

Com o tema “Atuando de forma integrada para uma melhor resolubilidade da atenção básica”, o 4º Encontro Regional do NASF-AB do Nordeste de Minas reuniu em torno de 250 profissionais de 63 municípios. O evento aconteceu durante os dias 02 e 03/08, no Campus Mucuri da UFVJM. O NASF é o Núcleo Ampliado de Saúde da Família, composto por assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, educador físico, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, terapeuta ocupacional, médico e outros. Essa equipe multiprofissional atua junto com as equipes de Saúde da Família (eSF) da atenção básica.

O prefeito Daniel Sucupira recepcionou os participantes do encontro

O prefeito Daniel Sucupira e o secretário municipal de Saúde, Tarcirlei Mariniello, acompanhados de autoridades do sistema de saúde pública da região e do Estado, fizeram a abertura oficial do encontro. Ao dar as boas-vindas aos visitantes, o prefeito ressaltou o que mais tem recomendado durante sua gestão, que é cuidar bem das pessoas. “Nosso município atende a demandas em saúde de 63 cidades, e ainda assim passa pelas mesmas dificuldades de todas em relação à carência de profissionais médicos. Portanto, não vejo outra saída para a saúde funcionar se não for por meio da atenção básica. Cuidem das pessoas e enfoquem na prevenção dos agravamentos das principais doenças que afetam a vida do povo da nossa região”, pediu Sucupira.

O secretário Tarcirlei de Brito pontuou os investimentos realizados na atenção básica no município

O secretário municipal de Saúde, Tarcirlei Mariniello, lembrou que apesar de todas as dificuldades inerentes ao sistema de saúde pública no país, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família recebeu muitos investimentos. “Este ano, o NASF em nível nacional completa 10 anos. Em 2009, Teófilo Otoni foi habilitada para ter a primeira equipe atuando como laboratório das experiências novas. Cinco anos depois, foram criadas mais três e durante nossa gestão conseguimos habilitação de uma equipe exclusiva para a zona rural. Sabemos que ainda não contemplamos toda a demanda, mas nosso grupo técnico está empenhado em totalizar oito equipes até o fim de 2019 ”, pontuou o secretário.

A coordenadora geral dos CRAS de Teófilo Otoni, Neuslete Esteves, foi uma das palestrantes no evento

O 4º Encontro Regional do NASF-AB do Nordeste de Minas visa promover um conhecimento, em especial para os servidores efetivados ou contratados nos últimos dois anos, sobre o trabalho ampliado em rede. De acordo com o coordenador do NASF -AB de Teófilo Otoni, David Lauar, a rede de atenção em saúde vai além da Secretaria Municipal de Saúde, pois abrange também a Assistência Social e a Educação. Pensando nisso, o evento contou com palestras focadas na atenção ampliada, minicursos, exposição de experiências exitosas em banners e oficinas técnicas por categoria profissional.

David Lauar coordenou a equipe organizadora do encontro

O fisioterapeuta da equipe de Nanuque, Leonardo Gonçalves, destacou as oficinas como a atividade carro-chefe do encontro. “Participo deste evento desde o primeiro e ele é muito importante por promover a troca de experiências entre as diversas equipes dos municípios. Por meio das oficinas, podemos relatar e também conhecer as atividades dos colegas que estão dando certo em suas unidades e que podem servir de inspiração para os demais grupos”, contou o participante.

O integrante do NASF de Nanuque, Leonardo Gonçalves, participa do evento desde a primeira edição