Prefeitura e APAE inauguram Centro Especializado em Reabilitação II

Com estrutura de ponta, unidade sedia também Centro Dia, com serviço de assistência social para pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias

Um dos laboratórios disponíveis no CER II é o Consultório Oftalmológico

A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), inaugurou na quinta-feira, 14/06, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) para pessoas com deficiência intelectual/ autismo e deficiência visual. O serviço funciona nas dependências da associação, onde também foi inaugurado o Centro Dia, voltado para atendimento socioassistencial às pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias.

Momento da doação de um ônibus adaptado para a APAE pelo Deputado Eduardo Barbosa

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, o CER II de Teófilo Otoni é referência na macrorregião, atendendo a mais de 500 usuários. Possui uma equipe interdisciplinar composta por assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogo, oftalmologista, neurologista e psiquiatra.

CER II e Centro Dia contam com equipe interdisciplinar

Bem prestigiada, a solenidade de inauguração do CER II aconteceu em grande estilo, com um coquetel para os convidados, dentre autoridades, diretores, colaboradores, pais, alunos e parceiros da APAE. O dispositivo de honra foi composto pelo prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; a presidente da APAE de Teófilo Otoni, Gelcyra Rodrigues; a diretora administrativa da APAE de Teófilo Otoni, Jane Marx; o deputado federal e conselheiro da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais, Eduardo Barbosa; o presidente da Federação das APAES de Minas Gerais, Jarbas Feldner de Barros; o deputado estadual Neilando Pimenta; o vereador Fábio Lemes; os secretários de Saúde, Tarcirlei de Brito e Assistência Social, Eliane Moreira; a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Viviane Assis; os autodefensores da APAE, Osmaria Duarte e Cláudio Santos e a representante dos pais, Thaís Laure.

Autoridades fizeram o descerramento das placas de inauguração do CER II e Centro Dia

Durante seu discurso, o prefeito Daniel Sucupira agradeceu o empenho do deputado Eduardo Barbosa, que doou um ônibus adaptado para a APAE, da equipe da Secretaria Municipal de  Saúde  e todos colaboradores que estão à frente da unidade de atendimento, com equipamentos novos e múltiplas especialidades. “Temos buscado, por meio da formulação de políticas públicas, garantir a autonomia, a ampliação do acesso à saúde, à educação e ao trabalho para melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência”, pontuou o prefeito.

Daniel Sucupira pontuou que tem buscado políticas em benefício aos que mais precisam

O secretário municipal de saúde Tarcirlei de Brito salientou que o CER II é um ponto de atenção ambulatorial especializado, que realiza diagnóstico, tratamento, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência. “O município atualmente conta com toda a rede de reabilitação através de serviços especializados para o cuidado da pessoa com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências, composto por uma rede de serviços integrada, articulada e efetiva. Estamos trabalhando para dar mais qualidade de vida à população”, resumiu o secretário.

O secretário de Saúde destacou o CER II como referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência

Segundo a presidente da APAE Teófilo Otoni, Gelcyra Rodrigues, as instalações e equipamentos do CER II têm plenas condições para que se trabalhe com duas especialidades, a intelectual e a visual. “Hoje realizamos um sonho, nosso município recebe uma nova estrutura física. Quando sentimos a alegria estampada no rosto de quem frequenta esta casa é que sabemos o bem que essa obra representa”, destacou Gelcyra.

Para a preseidente da APAE, Gelcyra Rodrigues, a inauguração dos serviços foi um sonho realizado

Após os pronunciamentos, as autoridades e diretores da unidade fizeram o descerramento das placas, visitaram as instalações e brindaram a noite especial com um coquetel animado pelo batuque da banda formada por alunos da instituição.

Banda formada por alunos da APAE animou a solenidade de inauguração