Seminários debatem violência contra o idoso e trabalho infantil

Eventos tiveram o objetivo principal de estimular a conscientização, orientar e discutir estratégias de enfrentamento

Seminário de Combate à Violência Contra o Idoso teve intensa participação e apresentação cultural.

Na semana em que o combate ao trabalho infantil e à violência contra o idoso marca o calendário mundial, a Prefeitura de Teófilo Otoni promoveu ações em conscientização às temáticas. Na véspera de 15/06, o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, o SindUTE foi palco de um encontro com intensa participação de grupos de idosos do município. A ação foi em parceria com a Associação Amigos da Terceira Idade (AATI) e contou com a presença do prefeito Daniel Sucupira, da secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moreira e do coordenador da Atenção Básica, Lidiomar Souza, na abertura das atividades.

Fórum reuniu profissionais da rede de atendimento à criança e adolescente na busca de novas estratégias

O evento teve uma programação diversificada, com apresentações culturais, palestras, debates e atividade física. O local foi todo decorado em tons de violeta, que simboliza a data. Na ocasião, o prefeito fez um breve histórico dos investimentos do governo brasileiro para a geração da terceira idade ao longo dos últimos 15 anos. “Nosso país por muito tempo não deu a importância devida às pessoas idosas com políticas públicas específicas, e por achar importante que a história não se perca, vale destacar que inúmeros programas e projetos foram criados no Governo Lula para melhorar a vida dos idosos como CRAS, NASF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Leite pela Vida, Consultório na Rua, Benefício de Prestação Continuada e outros. O momento atual já não é mais tão favorável devido à diminuição dos investimentos do Governo Federal, mas não podemos perder a esperança de vivermos bons tempos assim de novo”, salientou Sucupira.

O prefeito Daniel Sucupira esteve presente na abertura de todos os eventos que marcaram a semana

Já no Dia D, na sexta-feira pela manhã, a discussão em torno da violência acometida aos cidadãos da terceira idade continuou por meio do Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório do Sesc e reuniu um público composto, em sua maioria, por participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além de palestras sobre tipos de violência, rede de atendimento e direitos dos idosos, o evento foi enriquecido com apresentação teatral e roda de conversa.

Fórum do Trabalho Infantil contou com palestras e apresentação do Coral Pingos de Luz

Em paralelo a esse encontro de reflexão quanto o papel do idoso na sociedade, outro evento com temática ampla foi realizado na cidade. Profissionais da rede de proteção à criança e adolescente se reuniram, no auditório da CDL, para o I Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Alunos do Coral Pingos de Luz abriram as abordagens relacionadas ao tema, com apresentação de cantigas de roda.

A secretária de Assistência Social Eliane Moreira esteve à frente do Seminário do Idoso e do Fórum do Trabalho Infantil

A secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moreira, destacou a importância de se discutir a questão do trabalho infantil para que estratégias sejam definidas e haja construção de consensos entre governos e sociedade civil. “Nossa cidade está inserida numa macrorregião onde a vulnerabilidade social aumenta cada vez mais e quando isso acontece vemos o reflexo direto nas crianças que deixam de ir à escola e são vistas na porta dos supermercados. Diante disto, é necessário fortalecermos a discussão e propormos ideias para que os equipamentos sociais possam trabalhar de uma forma mais efetiva”, pontuou Eliane.

Durante o Fórum, representantes do Ministério Público do Trabalho apresentaram o Projeto Resgate à Infância, e os presentes conferiram às palestras sobre como o trabalho infantil afeta a vida das crianças e adolescentes.