Secretaria Municipal de Saúde promove ações preventivas contra o tabaco em escolas públicas

Exposição, tratamento para dependentes do cigarro e palestras de conscientização nas escolas são algumas das ações promovidas no mês de combate ao tabagismo

Alunos da Escola Estadual Clotilde Onofre participaram na manhã desta terça-feira, 22/05, de mais uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Os estudantes do ensino médio ouviram atentamente a uma palestra de conscientização sobre os males causados pelo cigarro.

O evento faz parte das diversas ações que estão sendo promovidas em comemoração ao Dia Mundial Sem tabaco (31 de maio), que visa alertar a população sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

Águida Zania apresentou no evento importantes dados que mostram a presença do tabaco entre adolescentes

A enfermeira referência técnica em tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, Águida Zania Cardoso, apresentou no evento, importantes dados que mostram a presença do tabaco entre adolescentes e os problemas de saúde ocasionados pelo cigarro.  “Estudos recentes mostram que 9,6% dos adolescentes brasileiros dentre 12 e 17 anos sofrem de problemas de hipertensão arterial, e que 80% começam a fumar antes dos 19 anos”, pontuou a enfermeira.

Considerado como uma epidemia global, que mata mais de sete milhões de pessoas por ano em todo mundo, o tabagismo causa cerca de 50 doenças. Águida Zania destacou a incidência das doenças coronárias associadas ao número dos cigarros fumados e ao tempo em que se fuma, sendo maior nos que iniciam o uso na adolescência. “Os jovens começam a ter contato com o cigarro muitas vezes por brincadeira e acabam viciando devido a um único fator, a nicotina presente no tabaco que se assemelha ao uso da cocaína e heroína”, ressaltou.

A diretora Norma Maria ressaltou a importância de levar o conhecimento para dentro das escolas

A diretora da Escola Clotilde Onofre, Norma Maria Santana, ressaltou a importância de levar o conhecimento para dentro das escolas. “Nessa faixa etária o jovem fica particularmente vulnerável, uma vez que a adolescência é caracterizada por transformações biológicas e psicossociais, que tornam essa fase da vida um momento especial suscetível a estímulos externos”, afirmou a diretora.

Raquel Pereira salientou a importância da exposição em orientar os alunos no malefício das drogas

Aluna do 1º ano do ensino médio, Raquel Pereira prestou atenção nas explicações e disse ter gostado do que ouviu. “É muito válido saber os malefícios do tabaco. Fala-se muito em drogas, mas esquecemos que o cigarro causa grandes malefícios para nossa saúde, levando à morte”, frisou a estudante.

Os PSF´s do município estão realizando as inscrições para pessoas que querem iniciar o tratamento gratuito para deixar de fumar. A ação é realizada em quatro sessões.

Durante os dias 28, 29 e 30 de maio, a equipe referência técnica em tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde vai promover uma exposição sobre o tabaco na Casa de Vidro da Praça Tiradentes. O horário da exposição será das 7h às 17horas.