Teófilo Otoni sedia encontro regional do Programa Criança Feliz

Programa é ofertado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e tem como público alvo gestantes e crianças de zero a seis anos

Pelo segundo ano o município de Teófilo Otoni sediou a nível regional a capacitação do Programa Criança Feliz. A ação aconteceu entre os dias 23 e 27 de abril, no auditório do Caic, e contou com a participação de 17 representantes de municípios de Minas Gerais.

O programa Criança Feliz visa promover o acompanhamento de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.

Em Teófilo Otoni o programa foi implantado em janeiro de 2017, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil das crianças na Primeira Infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Durante a capacitação os supervisores tiveram a oportunidade de visitar a unidade de acolhimento para crianças “O Ninho”. No local, eles tiveram contato com famílias inseridas no Programa Criança Feliz.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Eliane Moreira, o programa foi aceito com intuito de fortalecer a função protetiva da família. “O trabalho é feito a partir dos cuidados na primeira infância, potencializada pelo acompanhamento da rede de proteção social básica através dos serviços socioassistenciais ofertados pelo município”, pontuou.

A coordenadora geral do programa Criança Feliz em Teófilo Otoni, Honorinda de Matos, ressaltou que as  ações vêm sendo realizadas através de visitas periódicas e atende hoje 600 famílias. “Essa forma intersetorial fortalece o acesso aos programas já desenvolvidos no município”, disse.

O representante do Ministério de Desenvolvimento Social, Bernad Ferraz, ressaltou a importância da adesão do município de Teófilo Otoni ao programa Criança Feliz. “Estamos vendo que o trabalho está gerando um impacto positivo e a capacitação veio para agregar ainda mais  o desenvolvimento do trabalho ofertado”, concluiu.

Todos os supervisores foram contemplados com certificado de conclusão do curso