Seminário reúne autoridades e organizações para debater Economia Popular Solidária nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus

De acordo com os organizadores, o objetivo foi divulgar e oportunizar alternativas de comercialização, produção e financiamentos que geram oportunidades de emprego e renda à população

O Seminário reuniu pessoas do Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus

A Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, e em parceria com Associação Aprender Produzir Juntos (APJ), realizou na manhã de sexta-feira, 22/09, o 2º Seminário de Economia Solidária do Vale do Mucuri. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni e contou com lideranças representativas dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.

O evento reuniu dirigentes de organizações de economia solidária de várias cidades. Representando a Prefeitura de Teófilo Otoni participaram o Secretário Municipal de Governo, Pio de Castro; o Secretário Municipal de Economia Solidária,Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Sustentável, Adilson Baía; o Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito; e o Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho. Também participaram da solenidade a representante da Associação APJ, Joana Alves Louback; a representante dos empreendimentos econômicos solidários do Vale do Mucuri, Rizia Silvia Cardoso e o representante da Associação  Educacional Evangélica Luterana, Werner Kriebel.

Jonas Boa Ventura destacou aliança do Prefeito Daniel Sucupira com APJ

Durante o pronunciamento, o Secretário Municipal de Economia Solidária,Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura, lembrou que o projeto de economia solidária começou a um ano atrás numa aliança entre o Prefeito Daniel Sucupira e a Associação Aprender Produzir Juntos (APJ). “Pensamos no Seminário para capacitar os membros que compõem o Vale do Mucuri das mais diversas entidades. Começamos na última segunda-feira, (18/09), o curso de capacitação que termina dentro da programação do Seminário de Economia Solidária. O assunto primordial nessa semana foi a economia solidária e a gente sempre trabalha com aquela pergunta: será que é possível outra economia no tempo de crise? Então na verdade estamos aqui para entendermos melhor o que é economia solidária, qual a importância para o contexto que estamos vivendo no século XXI, e como lidar com a crise a partir da economia solidária. Na verdade isso vai dar um norte para as pessoas que têm o desejo de cultivar um plantio, montar um negocio, criar uma oportunidade de renda extra. A economia solidária nos ajuda até mesmo a ter responsabilidade com as pessoas que querem produzir e achar uma oportunidade no mercado de trabalho”, salientou o secretário.

O palestrante Euclides André Mance explicou os sistemas econômicos para chegar à economia solidária. “Para entender como funciona esse circuito nós vamos analisar como funciona os circuitos econômicos do capital, da economia capitalista, o processo de produção da riqueza, dos valores de uso, da circulação para passar no comércio e no sistema comercial. Ao invés da riqueza que é produzida pelo trabalho a ser acumulada por aqueles que têm o controle dos meios produtivos, o que se faz é organizar empresas auto gestionadas que são subordinadas aos trabalhadores e às comunidades que vão produzir aquilo que as pessoas precisam para o seu consumo mensal. E ao produzir o que as pessoas precisam vão poder atender a essa demanda de consumo da comunidade, e ao mesmo tempo gerar riqueza que vai ser reinvestida de forma solidária, reorganizando as cadeias produtivas. Isso assegura as distribuições das riquezas, a posse de trabalho, a distribuição de renda, o bem viver da comunidade, desconcentrando a riqueza e produzindo o desenvolvimento sustentável”, destacou Mance

Maria Emilia Gonçalves Cardoso veio da cidade de Pavão para participar do seminário. Ela agradeceu a oportunidade de se qualificar e aprender mais sobre economia solidária. “Quero primeiramente agradecer a APJ, a Prefeitura de Teófilo Otoni e o Internato Rural por propiciarem essa qualificação durante a semana e hoje nesse seminário. Tivemos uma semana de muito aprendizado com um professor de profundo conhecimento na área de economia solidária. Parabenizo também a organização por ter estendido o curso para as pessoas de outras cidades. Foi uma oportunidade inédita para nossa região e vai ser um divisor de águas muito grande porque nós da economia solidária muitas vezes temos facilidades de produzir, mas dificuldade para comercializar os produtos. A partir desse circuito econômico vamos ter a oportunidade de articular com outros segmentos a comercialização dos produtos”, concluiu Maria Emilia.