Projeto Piloto de Arborização Urbana tem início na zona norte da cidade

A data foi escolhida estrategicamente para ser celebrada em conjunto com o Dia da Árvore

Alunos do CEMEI Felicidade fizeram uma coreografia durante o evento

O Dia da Árvore foi comemorado de maneira especial nesta manhã de 21/09 no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Felicidade, zona norte de Teófilo Otoni. Alunos da instituição e da Escola Estadual Patrício Gomes, pais, educadores, moradores e autoridades estiveram reunidos naquele local para cerimônia de início do Projeto Piloto de Arborização Urbana, elaborado por técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e implementado em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni e o vereador Filipe Costa.

Os atores envolvidos no projeto fizeram pronunciamentos, alunos do 1º período do CEMEI fizeram uma coreografia especial para o evento e em seguida todos acompanharam o plantio de uma muda da árvore Sete Copas, no interior da instituição.

Segundo Adilson Baía, o bairro Felicidade está entre os menos arborizados da cidade

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Adilson Pereira, a partir de estudos feitos pela secretaria nos últimos meses, foi detectado que o Bairro Felicidade está entre os menos arborizados da cidade, o que justificou ter sido escolhido para ser o pontapé inicial do projeto. “Outro motivo que nos fez decidir pelo bairro foi pelo fato do CEMEI já desenvolver um trabalho ambiental na área interna da instituição. Começamos por aqui e pretendemos estender para toda a cidade”, salientou o secretário.

Os técnicos do IFNMG, Erick Marllon e Izabela Macedo são autores do projeto

O técnico em meio ambiente do IFNMG, Erick Marllon, disse que desde julho deste ano, quando elaborou o projeto com a colega Izabela Macedo, diversas ações foram implementadas para execução do projeto. “Entendemos que para aumentarmos a arborização em locais que carecem dessa questão a conscientização ambiental dos atores da sociedade tem que ser muito coesa e é aí que entra a participação das escolas nesse projeto. Fizemos oficinas sobre fabricação de lixeiras e composteiras com estudantes da Escola Patrício Gomes, no CEMEI fizemos um mapeamento do local a ser utilizado para o plantio das mudas. Enfim, o projeto está bem encaminhado e esperamos que esse trabalho seja contínuo”, pontuou Erick.

O vereador Filipe Costa destacou ser um grande colaborador de programas na área ambiental e disse que quer servir bem à população. “Se Deus quiser a comunidade daqui vai abraçar esse projeto e, em breve, esperamos que todos abracem a causa também da outra proposta nossa, que é a coleta seletiva de lixo. Já estamos trabalhando nessa iniciativa”, destacou o vereador.

O CEMEI Felicidade, dirigido por Liete Matos, possui horta e plantio de árvores frutíferas

A diretora do CEMEI, Liete Matos, ficou exultante pela instituição ter sido a primeira a lançar o Projeto de Arborização Urbana do município. “Nossas crianças já desenvolvem aqui plantio de mudas em vasinhos. Temos também árvores frutíferas plantadas pela escola e hortas também. Então, essa parceria veio abrilhantar nosso trabalho que antes era pouco conhecido e agora ficou grandioso”, contou.

Os irmãos Carlos Daniel e Marcos Ravel, da Escola Patrício Gomes, participaram do plantio de uma árvore no CEMEI

Quem também aprovou a experiência de fazer parte do evento foi o estudante do 6º ano da Escola Estadual Patrício Gomes, Carlos Daniel. Ele e o irmão gêmeo, Marcos Ravel, participaram do plantio de uma muda na frente do CEMEI. “Essas árvores colocadas aqui na escola e também no bairro vão melhorar a paisagem aqui na região e também servir de exemplo para as crianças menores”, resumiu o consciente aluno.