Músico Pereira da Viola recebe Título de Garimpeiro do Ano, indicado por Daniel Sucupira

Cerimônia de entrega foi no gabinete do prefeito, com grande participação de familiares, amigos e admiradores do artista

Por meio de uma singela solenidade realizada na tarde de 26/06, no gabinete do prefeito Daniel Sucupira, o cantor e violeiro Pereira da Viola foi homenageado com o título de Garimpeiro do Ano. A honraria, baseada na Resolução 1054, de 07 de novembro de 2013, foi requerida pelo então vereador Daniel Sucupira, como forma de reconhecer a trajetória do cantor na Música Popular Brasileira, por levar o nome do município de Teófilo Otoni aos quatro cantos do país e, ainda, por ser um legítimo representante da cultura afro brasileira.

Foto Oficial da entrega do Título de Garimpeiro do Ano ao músico Pereira da Viola

O título de Garimpeiro do Ano está entre as maiores homenagens concedidas pela Câmara Municipal, cabendo a cada vereador indicar uma pessoa para tamanha honraria. Pereira da Viola é um filho desta terra, mais especificamente da comunidade de quilombolas de São Julião. Está na carreira musical há mais de 20 anos, período em que conquistou admiradores pelos vários locais por onde leva sua música. Em Teófilo Otoni, seu prestígio ficou evidente durante a sessão de entrega do título de Garimpeiro do Ano, uma vez que familiares, autoridades,representantes das mais variadas entidades locais e imprensa em peso acompanharam o momento.

O Presidente da Câmara Municipal, Fábio Lemes, destacou a importância em valorizar talentos da nossa cidade

Quem primeiro se pronunciou foi o vereador e presidente da Câmara Municipal, Fábio Lemes, que achou mais que justo o nome de Pereira da Viola ser indicado por Daniel Sucupira. “Estendo os parabéns aos colegas vereadores que nos acompanham nesse momento aqui hoje e que participaram dessa legislatura na época,  quando tiveram a sensibilidade em aprovar a concessão desse título a esse músico que tanto valoriza nossa Teófilo Otoni ao levar o nome dela para todo o mundo”, salientou Fábio Lemes.

Daniel Sucupira destacou a importância de valorizar talentos da nossa cidade

Logo após seu pronunciamento, todos acompanharam atentos à interpretação em vídeo do Hino Nacional, tocado por Pereira da Viola.  No momento em que falou ao público, o prefeito explicou que aquela solenidade aconteceu fora da Câmara e com certo tempo transcorrido desde a data da resolução devido à agenda do músico homenageado. Ele também fundamentou o significado do título Garimpeiro do Ano. “Reconhecer o garimpeiro Pereira da Viola significa reconhecer que ele é um garimpeiro não somente da cultura, mas garimpa também horizontes para o nosso Vale do Mucuri. Pois o Garimpeiro é aquela pessoa que tem a grande arte de buscar nas regiões ou nos locais mais escondidos os grandes tesouros”, explanou o prefeito.

O músico Pereira da Viola(ao centro), disse que aquela homenagem ficará registrada para sempre em seu coração

Feita a entrega do Título, todos se atentaram para o discurso do homenageado, que surpreendeu ao cantar à capela um trecho de uma de suas gravações. Em seu agradecimento, Viola disse que aquela homenagem ficará registrada para sempre em seu coração. “Tenham certeza que é muito grandioso para um artista que desenvolve um trabalho na mesma linha que eu ser contemplado com este título, nesta dimensão, na sua cidade natal. Para mim, esse presente que vocês estão me proporcionando é o verdadeiro sinônimo de sucesso, pois é o resultado de um trabalho contínuo, e não a busca por estar na mídia ou no showbiz a qualquer custo”, destacou o homenageado.

O momento solene continuou com outras pessoas que manifestaram palavras de admiração a Pereira da Viola e inúmeros registros de fotos, pois não só o músico queria levar para sempre a recordação daquele dia especial.