Divisão de Trânsito da Prefeitura promove palestra educativa para estudantes e autoridades municipais

Com reestruturação da Divisão de Trânsito, objetivo é propor novas idéias e soluções para o transito na área urbana de Teófilo Otoni

A Secretaria Municipal de Planejamento, através da Divisão de Trânsito da Prefeitura de Teófilo Otoni promoveu na tarde de quinta-feira, 08/06, a palestra “Educação, Segurança e Planejamento do Trânsito”, com o engenheiro e mestre em transportes, Osias Baptista. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e reuniu uma plateia versátil, composta por estudantes, funcionários da Prefeitura, autoridades ligadas ao tema e outras pessoas interessadas em contribuir para o planejamento urbano da cidade.

Segundo o secretário municipal de planejamento, Tarcirlei Mariniello, a palestra marca o início de um processo de planejamento da mobilidade urbana no município. “Os cidadãos clamam muito por isso, nossa cidade precisa de uma intervenção no que diz respeito ao trânsito e circulação de pedestres, para que seja cada vez mais eficiente e mais moderna”, destacou o secretário.

Em sua palestra, Osias Baptista seguiu uma linha dinâmica, com vídeos, fotos e dados estatísticos no que se refere a acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. Quanto à educação no trânsito, o palestrante não deixou de citar um dos inimigos da direção: o álcool. Mas, sua maior abordagem foi sobre a crescente ocupação dos carros nas vias públicas. “No mundo em que vivemos hoje, os carros estão dominando os espaços destinados ao trânsito urbano em detrimento da mobilidade humana. Mesmo em Teófilo Otoni, é possível perceber essa realidade. As ruas do centro não são largas para suportar o número de veículos existentes atualmente, mas porque na época em que a cidade foi fundada, a presença de veículos era muito reduzida”, avaliou o palestrante.

O prefeito Daniel Sucupira fez questão de acompanhar a palestra, e após o ápice do evento, anunciou algumas ações e projetos relacionados ao tráfego na cidade. “Queremos ativar aqui no município uma usina de processamento e beneficiamento do asfalto para garantir que nossas vias possam oferecer melhores condições para o tráfego. Outra ideia é a elevação das faixas de pedestres nas principais vias da cidade, com a obrigatoriedade do condutor dar preferência de passagem ao pedestre”, comunicou o prefeito.

Ao avaliar a importância de trazer a palestra ao município, o diretor da Divisão de trânsito, Rivelino Bispo, pontuou que não só os futuros motoristas da cidade foram o público-alvo da ação. “Essa palestra é de grande utilidade para os jovens estudantes que estão aqui como também para os condutores experientes, pois educação no trânsito serve para todos”, considerou o  diretor.

Participaram do evento o Tenente Marco Aurélio, representando o comando do 19º Batalhão de Polícia Militar; o Major Zimerer, comandante da 15ª CIA de Meio Ambiente e Trânsito; o Sub-Tenente Evangelista, Instrutor do Tiro de Guerra 04-018; a Delegada de Polícia, Dra. Verônica Zimerer; Sérgio Macedo, Diretor da CDL, além dos Secretários Municipais.

Com reestruturação da Divisão de Trânsito, objetivo é propor novas ideias e soluções para o transito na área urbana de Teófilo Otoni