Expectativa de crescimento do Agronegócio regional marca a abertura da Expovales 2017

Sindicato, pecuaristas e autoridades municipais acreditam em virada econômica do município através do fomento à agricultura e pecuária no Vale do Mucuri

Foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 08/06, a 43ª edição da Expovales – Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, que acontece entre os dias 08 e 11 de junho, no Parque de Exposições Antônio Marques Corrêa (Pampulhinha) em Teófilo Otoni.

A Expovales é o maior e mais importante evento multissetorial da região. Além do torneio leiteiro, exposição de animais, mostras de produtos e serviços ligados ao agronegócio, a exposição tem um amplo histórico na venda de animais de aptidão leiteira.

Na solenidade de abertura estiveram presentes autoridades políticas, pecuaristas, representantes do agronegócio, sindicato dos produtores rurais de Teófilo Otoni, empresários e expositores de diversos segmentos.

O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, Leonardo Godinho, ressaltou a importância da valorização dos agricultores da região durante a Expovales.  “O agronegócio é o que movimenta a economia da nossa região e a Expovales é o momento de ampliar essa rede de negócios. O incentivo ao produtor rural por parte das entidades ligadas ao agronegócio e do executivo municipal é de extrema importância”, salientou.

Leonardo agradeceu o apoio que vem recebendo da Prefeitura nesses primeiros meses da nova gestão. “Estou vendo muita vontade e disposição do nosso prefeito em buscar grandes recursos para os agricultores, e isso me deixa muito animado”, enfatizou.

De acordo com a programação divulgada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni a edição da Expovales 2017 vai contar shows, parque de diversões, julgamentos de animais, leilões, e mostra de produtos e serviços para o homem do campo. São 30 estandes comerciais, além dos estandes direcionados à órgãos públicos. Para os compradores e vendedores de animais serão realizados três leilões. A expectativa dos organizadores é que no sábado, 10/06, o leilão de animais gere mais de R$ 2 milhões de circulação entre os participantes.

O Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, prestigiou o evento acompanhado do vice-prefeito, Dr. José Roberto Corrêa, e do Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Sérgio Marcos Franca. Sucupira falou da importância em oportunizar aos pecuaristas da região melhorias tecnológicas, além de discutir avanços e perspectivas de mercado para o setor agropecuário da região. “Temos orgulho das nossas raízes de homem do campo, de trabalhador e produtor rural. E é por isso, que precisamos avançar, criar meios, debater estratégias, buscar alternativas que façam as ações voltadas para o agronegócio influenciar diretamente e de maneira positiva, a economia do nosso município. Tenham certeza de que não vai faltar do nosso governo, o esforço necessário para buscar o crescimento da agricultura e pecuária na nossa região”, frisou o prefeito.

O vice Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Afonso Bretas, demonstrou-se otimista quanto a Expovales 2017. “O agronegócio é que vem mantendo o país em pé. Mais uma vez batemos recorde na super safra este ano. Eu acredito que aqui na Expovales não vai ser diferente. Eu vi um grande empenho do prefeito Daniel Sucupira na área rural, o que é muito importante para os agricultores ter a ajuda do poder executivo para expandir o agronegócio da região”, concluiu.

Na solenidade de abertura estiveram presentes diversas autoridades municipais, expositores e produtores rurais Daniel disse que em sua gestão não medirá esforços para buscar o crescimento da agricultura e pecuária na nossa região 43ª edição da Expovales movimentará a economia da nossa região nesses quatro dias de exposição