Agentes públicos da região nordeste participam de debate sobre os direitos das crianças e adolescentes em Teófilo Otoni

A ação é de iniciativa da Sedpac, por meio da Coordenadoria Especial da Política Pró-Criança e Adolescente

O auditório 1 da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Mucuri, em Teófilo Otoni, foi palco de um encontro que reuniu centenas de agentes públicos na manhã desta sexta-feira, 09/06.

Conselheiros tutelares, vereadores, prefeitos, professores, promotores de justiça, gestores e outros representantes públicos de dezenas de cidades do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, Vale do Mucuri e São Mateus participaram do evento promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, em que foram debatidos assuntos relacionados aos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O encontro teve início com uma peça teatral apresentada pela Companhia de Teatro In Cena. Em seguida, o Secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, abriu o evento ao lado do prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira. A mesa principal da solenidade contou ainda com a Promotora de Justiça, Marília Carvalho Bernardes; Dalmo Gonçalves, Secretário Executivo do Fórum Regional, Médio e Baixo Jequitinhonha; Romário Rodrigues, Secretário Executivo do Fórum Regional do Mucuri; Jhony Zigato, professor da UFVJM; Raniere, Secretário Executivo do Fórum Regional do Alto Jequitinhonha; e do vereador Fábio Lemes, presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni.

A primeira etapa da capacitação abrange os territórios do Mucuri e Jequitinhonha.

O Secretário Nilmário Miranda ressaltou que o evento tem o objetivo de ampliar o debate entre os gestores públicos, sejam eles de quaisquer esferas de governo ou instituição. “Não estamos aqui para um curso, e sim, para um diálogo, um debate em que todos possam expressar seus sentimentos e visões acerca desse tema tão importante para nossas cidades. Existe uma certa incompreensão acerca do papel dos conselhos tutelares, por isso fizemos essa mistura de gestores e agentes públicos nesse encontro, objetivando um melhor esclarecimento e debate sobre a ação dos conselheiros no apoio e amparo às nossas crianças e adolescentes”, destacou o secretário.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, lembrou da luta que vem tendo à frente da gestão municipal para estruturar e garantir condições plenas de funcionamento dos conselhos tutelares no município. Sucupira defendeu o cumprimento do estatuto da criança e do adolescente. “Quem critica e rejeita o estatuto é quem nunca viveu na própria família casos de vulnerabilidade social em que o estatuto da criança e do adolescente teve que amparar. Eu entendo que o nosso papel enquanto atores públicos é de cuidar melhor das nossas crianças e adolescentes. Se não promovermos políticas que envolvam e deem oportunidades aos nossos adolescentes, o tráfico de drogas vai oferecer atrativos para a própria destruição deles. E isso, eu não quero para nossa cidade enquanto administrador público”, salientou o prefeito.

Os participantes do debate participam durante todo o dia de oficinas e grupos de diálogo sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.