Encontro que acontece no Internato Rural visa capacitar trabalhadores da economia popular solidária de Teófilo Otoni e região
Representantes de 12 cidades do Vale do Mucuri estão reunidos no Internato Rural em capacitação sobre Circuitos Econômicos Solidários, promovido pela Aprender Produzir Juntos (APJ), em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni. O encontro começou na segunda, 18/09, e dura até sexta-feira, 22/09, com intensa programação incluindo apresentação, curso, prosa e seminário.
O filósofo e referência em economia solidária, Euclides Mance, está ministrando o curso teórico e prático. “Temos bastante conteúdo a ser trabalhado ao longo das 40 horas dessa capacitação. Vamos refletir sobre os princípios da economia solidária, da ética que deve estar na base da economia, vamos fazer análises dos consumos das famílias, projetar quantas cooperativas podem ser organizadas para atender esse consumo, fazer o cruzamento da oferta com a demanda para montar os circuitos e como os bairros podem se integrar construindo seus diferentes catálogos”, explicou o palestrante. Segundo ele, a lógica da economia solidária baseia-se em três catálogos: o de comprar e vender, o de trocar, e o de dar e receber. “A ideia dos Circuitos Econômicos Solidários é uma forma das comunidades partirem do seu próprio consumo, das próprias necessidades, mapear tudo que elas gastam e precisam adquirir, e, de maneira solidária, comprar juntos”, resumiu Euclides.
Para o presidente do Internato Rural, Werner Kriebel, sediar o curso é uma oportunidade de estreitar a parceria com as instituições envolvidas. “É muito importante esse fortalecimento, uma vez que estamos tentando reestruturar o trabalho do Internato Rural. Participamos de várias reuniões com o pessoal da economia solidária daqui da cidade e temos uma boa expectativa de mais produção e uma indicação mais prática também”, destacou Werner.
O Secretário Municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura, é um dos que mais torcem para que o sistema produtivo baseado na economia solidária tenha êxito. “É um sonho do nosso governo e da APJ também sendo realizado. Acredito que toda a bagagem de conhecimento que o Mance traz para nós vai refletir em ganhos para todo o Vale do Mucuri. Espero que no final desse curso estejamos mais preparados para começarmos um novo tempo, um novo ciclo da economia solidária na região”, salientou o secretário.
A coordenadora da APJ, Joana Louback, também se mostrou muito confiante nos rumos da economia solidária pós-treinamento. “É uma alegria ver que algo planejado há cinco anos se concretizando. Nossa gratidão à Prefeitura por ter apoiado essa iniciativa. Temos tudo para fazer de fato da economia solidária a indutora do desenvolvimento em Teófilo Otoni e região”, concluiu Joana.