Momento é fundamental para alcance dos resultados esperados com implantação do projeto em Teófilo Otoni
Na última sexta-feira, 15/09, agentes de saúde dos Programas de Saúde da Família (PSF’s) inseridos no Projeto HealthRise Brasil participaram de um encontro sobre motivação, coordenado pela equipe do Projeto. O evento aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, no auditório do SAMU.
O HealthRise é direcionado para o Brasil, Índia, África do Sul e Estados Unidos. Em cada país, ele atua para apoiar projetos inovadores que capacitam as pessoas portadoras de doenças cardiovasculares (DCV) e diabetes e fornecem condições para que profissionais da saúde abordem melhor as necessidades dessas populações. A meta do HealthRise é contribuir para uma redução de 25% na mortalidade prematura associada à DCV até o ano 2025. Em Teófilo Otoni, esse projeto está sendo implementado desde abril de 2017.
A médica Adélia Marçal, do Hospital Sírio-Libanês, conduziu o encontro que integrou mais as equipes de saúde, as quais, na visão dela, são as primeiras a terem contato com os usuários do serviço público de saúde. “Estamos num momento de transição da fase de planejamento para a fase de execução do projeto. Os agentes comunitários de saúde (acs) e os técnicos de enfermagem têm a linguagem para transpor as informações científicas para a comunidade. O próximo passo é utilizar todo o material que eles desenvolveram aqui, utilizar as informações, sugestões e projetos que eles gostariam de desenvolver nas áreas onde atuam para que o conteúdo da prevenção das doenças cardiovasculares seja inserido e trabalhado na promoção de situações favoráveis à redução dessas doenças junto à população”, pontuou Adélia.
O coordenador da atenção básica do município de Teófilo Otoni, Lidiomar Souza, também participou do encontro e avaliou a importância de as equipes estarem bem capacitadas nessa fase do projeto. “Essa iniciativa em parceria com o Sírio libanês e a UFVJM tem sido muito bacana porque através do HealthRise, as equipes que atuam nos PSF’s com certeza estarão mais aptas a atuarem em prol da melhora na qualidade de vida dos portadores de hipertensão e diabetes e também em notificarem os que possuem essas doenças, mas não sabem que tem”, salientou o coordenador.
Para a agente de saúde do PSF Pindorama/Vila Esperança, Alcione Ferreira, seu trabalho já teve uma mudança positiva após a implementação da visão de atendimento proposta pelo projeto HealthRise. “As pessoas estão mais esclarecidas e, principalmente, conscientizadas. O objetivo de que a população adote medidas preventivas às doenças está dando certo”, afirmou Alcione.