A edição deste ano contou com apoio da Prefeitura e ofereceu mais atrações ao público, como encontro de pilotos, exposição de aviões e carros antigos, fotos e vídeos históricos da aviação local e exposição de pedras preciosas
A Prefeitura Municipal deu início às festividades em celebração aos 164 anos de Teófilo Otoni. O evento de abertura foi o Aeroteó, ocorrido no último sábado, 26/08, em parceria com a Sá Comunicação. Destinado a reunir pilotos de várias partes do Brasil e expor aeromodelos, o Aeroteó foi um evento mais amplo neste ano de 3ª edição, com exposição de carros antigos, fotos e vídeos históricos da aviação local e exposição de pedras preciosas no Aeroporto Kemil Kumaira.
O secretário municipal de cultura, Fred Lopes, acompanhou todo o evento e destacou o quanto é importante para a nova administração estabelecer parcerias para a promoção da cultura local. “Em especial nesse momento de comemoração do aniversário da cidade, não poderíamos perder a chance de agregarmos a esse evento que promove o turismo aqui na região, além de movimentar a cultura e a economia local”, salientou o secretário.
Para o organizador do Aeroteó, Cristiano Salazar, foi uma decisão muito acertada juntar-se à Prefeitura para promover o evento com mais atrativos. “É uma honra abrir as festividades de aniversário da cidade este ano, e tendo em vista que esse encontro de pilotos era restrito só ao pessoal da aviação, desta vez ampliamos para a população que quisesse apreciar os vôos e passear pelo aeroporto pudesse vir. Tornou-se uma opção a mais de lazer, uma vez que tem ainda o bar aqui do aeroporto aberto para os visitantes”, pontuou Salazar.
Um dos expositores, Tárcio Molina, era outro que se sentiu honrado em participar da festividade. Ele dirige o Clube de Veículos Antigos Perdidos no Tempo e levou alguns modelos para exposição. “Ficamos felizes em sermos convidados a agregar a esse evento porque as pessoas curtem bastante e acaba sendo uma grande confraternização”, expôs Molina.
Pela primeira vez no Aeroteó, o piloto Oscar José veio de Brasília e ficou maravilhado com o acontecimento. “Costumo ser sempre bem recebido nos locais onde participo de eventos relacionados à aviação, mas a hospitalidade dos teófilo-otonenses foi um diferencial. Gostei muito de ter participado desse encontro com os pilotos, prestigiei as outras exposições e achei fantástica a capacidade que os organizadores tiveram de agregar várias temáticas em um só evento. Com certeza vou voltar aqui”, destacou o piloto.
O Aeroteó também foi uma maneira de alunos do curso teórico de aviação da cidade terem a chance de praticar o conteúdo visto em sala. Elvis Passos e Maurício Pimenta tiveram essa experiência, o primeiro como balizador e o outro como controlador. “Nosso papel é colaborar na prevenção de incidentes, considerando que foram mais de 24 aviões circulando aqui no aeroporto. Como apaixonado pela aviação, é muito gratificante ter essa experiência como balizador, e esse apoio do poder público é muito importante até mesmo para resgatar a questão da aviação aqui na cidade, que estava meio adormecida. Está de parabéns e torço também que o evento continue sendo realizado”, manifestou Elvis.
De acordo com o secretário de cultura, Fred Lopes, a gestão municipal pretende anexar o evento ao calendário cultural da cidade para os próximos anos.