Teófilo Otoni conquista 2º e 3º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Teófilo Otoni conquistou dois troféus no XXII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora nas categorias Empreendedorismo Rural e Sustentabilidade & Meio Ambiente. A cidade se classificou no 3º e 2º lugar, respectivamente. Ao todo foram 10 categorias premiadas nas mais diversas atuações da gestão pública.

Teófilo Otoni apresentou dois projetos inovadores da gestão municipal: Programa de Aceleração do Saneamento (2º lugar) e o Programa Frutifica Teó (3º lugar).

O anúncio dos vencedores da etapa estadual da premiação aconteceu em uma cerimônia na capital mineira na quarta-feira, 17/04, com a presença de diversas autoridades. Representaram a Capital das Pedras Preciosas, o prefeito Daniel Sucupira, o Secretário de Serviços Urbanos Tarcirlei de Brito, o vereador e presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico, Serginho da Agropecuária, a coordenadora do Projeto Frutifica Teó, Maria de Lourdes e a engenheira ambiental e sanitarista, Joanne Jardim.

Sustentabilidade & Meio Ambiente
O Prêmio do Sebrae reconheceu os avanços do governo municipal no Programa de Aceleração do Saneamento que tem trazido cada vez mais benefícios, principalmente na zona rural. Isso porque as comunidades que vivem no campo são as que mais sofrem com a escassez histórica de água.

Essa realidade já está transformada para milhares de famílias com abertura de poços artesianos e sistemas de abastecimento de água tratada, limpeza de fossas rudimentares e instalação de fossas sépticas, coleta seletiva de resíduos, aquisição de veículos próprios para o serviço de saneamento e a energia solar.

São mais de 2.000 famílias beneficiadas com o programa em 30 localidades rurais, sendo nove que já receberam o sistema simplificado de abastecimento de água a partir de energia sustentável: Córrego Novo, Pedreira Ramos, Cotovelo, Brejaúba de Barra Nova, Turma 36, Cardoso, Quilombo dos Roxos, Bonfim.

É o governo municipal investindo em sustentabilidade, o que resulta em economia para os cofres públicos.

Empreendedorismo Rural
Já nesta categoria, o município apresentou o Programa Frutifica Teó, principal investimento da atual gestão na agricultura familiar, gerando trabalho, renda e diversificação na produção rural.

O Programa Frutifica Teó deriva do Projeto Frutificar, que já conta com quatro anos e tem transformado a cada dia a vida de centenas de agricultores do município.

O Frutifica Teó, vem proporcionando aos agricultores assistência técnica, doação de mudas e suporte no preparo da terra, bem como no escoamento da produção.

A gestão municipal muito se alegra com o resultado da premiação, uma vez que com tais iniciativas inovadoras e que promovem melhor qualidade de vida aos cidadãos, Teófilo Otoni se torna um exemplo para outras prefeituras.

PREFEITURA DE TEÓFILO OTONI. GOVERNO HONESTO E TRABALHADOR.