Secretaria de Cultura promove Educação Patrimonial no Centro de Artes e Esportes Unificados

Uma das atividades realizadas pela Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, é a Educação Patrimonial. A iniciativa é voltada para a difusão da cultura e do conhecimento da história do município através de seu patrimônio. Na quarta-feira, 23/10, o assunto foi abordado junto à comunidade do Parque das Acácias, no Viriato. O conjunto habitacional fica bem próximo do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), inaugurado neste ano como espaço de lazer, aquisição de conhecimento e prestação de serviços públicos em saúde e assistência social. O fato de ser um patrimônio recém conquistado pelo município foi levado em conta pelo poder público na promoção da atividade.

Para a historiadora e coordenadora de Patrimônio Histórico da Prefeitura, Fabiane Gobira, trata-se de uma iniciativa de promoção de desenvolvimento da comunidade. “Com este trabalho que desenvolvemos com estudantes e, neste caso, com usuários de um equipamento público multifuncional, a ideia é orientarmos a população sobre as diferentes noções de patrimônio e trabalharmos a temática até no ponto mais específico que é o patrimônio histórico ou cultural, exemplificando isso com bens existentes no município, tombados ou não”, resumiu Gobira. O encontro seguiu uma linha participativa na qual o público foi incentivado a manifestar o entendimento que tinha do assunto.

De acordo com Fabiane, que conduziu a reunião, a iniciativa tem como fim promover a conscientização dos usuários mais próximos do Centro de Artes e Esportes Unificados para a preservação desse espaço. “Despertar o sentimento de pertença nas pessoas é uma das nossas propostas. Em geral, o ser humano só preserva aquilo que sente que é dele. Ao estimularmos a preservação do CEU, a ideia não é só no sentido de evitar a destruição da estrutura, mas no sentido de as pessoas usufruírem do que o espaço oferece”, esclareceu a historiadora.

Na sexta-feira, 25/10, o bate-papo sobre Educação Patrimonial será com os moradores do conjunto habitacional Parque das Hortênsias.