Instituições parceiras realizam prestação de contas do Plano Municipal da Mata Atlântica

O encontro aberto ao público para apresentação do “Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Teófilo Otoni: da elaboração à implementação” aconteceu na sexta-feira, 20/09, no SindUTE. O documento contém uma série de ações voltadas para a proteção da Mata Atlântica de Teófilo Otoni. Elaborado através da parceria entre a Prefeitura Municipal, o IEF e a EMATER, o seminário com prestação de contas do Plano reuniu gestores públicos de Teófilo Otoni e região, representantes das instituições envolvidas e de grupos e movimentos ligados à práticas ambientais.

Antes do seminário conduzido inicialmente pela presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri (CBH Mucuri), Janaína Mendonça, o encontro foi enriquecido por apresentações artísticas de estudantes de escolas municipais, mostra de maquetes e solenidade de abertura. A Prefeitura esteve representada através do prefeito Daniel Sucupira, do secretário de Meio Ambiente, Sérgio Franca e servidores da pasta.

Durante a apresentação da presidente do CBH Mucuri, ela contou que o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Teófilo Otoni foi elaborado para ser executado dentro de cinco anos. Atualmente em seu terceiro ano, esse Plano já conta com mais da metade das ações implementadas, como programas de desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária bovina com sustentabilidade, programas de apoio e regularização sanitária de empreendimentos agroindustriais e artesanais, mapeamento de áreas para criação de ecoparques e arborização, entre outras ações.

A engenheira ambiental da Prefeitura, Thamires Mol, também conduziu o encontro. Na oportunidade, ela fez uma explanação a respeito dos avanços da gestão municipal no que tange às ações ambientais. Dentre as que se destacam neste semestre estão o andamento para implantação do aterro sanitário e o fomento à Associação dos Catadores de Recicláveis.