Conferência Municipal discute direitos das pessoas idosas

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”,a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Teófilo Otoni reuniu centenas de representantes do poder público eda sociedade civil no auditório do SESC. O encontro aconteceu na sexta-feira, 22/03, e foi promovido pela Prefeitura de Teófilo Otoni em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI).

O evento seguiu os protocolos característicos, como formação do dispositivo de honra, execução do Hino Nacional pela Banda de Música da 15ª Região de Polícia Militar e leitura do regimento interno conduzida pela presidente do CMI, Cida Johnson. A programação contou também com um momento cultural baseado no texto “Assim eu vejo a vida”, de Cora Coralina.

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi precedida de 11 pré-conferências na zona urbana e rural do município. Baseado na temática dessa edição, o ato visa propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos dos idosos. O mestre em Serviço Social e pesquisador em envelhecimento,Jhony Oliveira Zigato, foi quem ministroua palestra-título do evento para suprir os participantes com mais conhecimento nas discussões atinentes.

O terceiro momento do encontro foi marcado pelos grupos de trabalho para debate dos quatro eixos temáticos: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Educação -> Assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e Os conselhos de direitos -> Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Após a plenária das propostas apresentadas, foram eleitos cinco delegados dentre o poder público e a sociedade civil que vão representar o município na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Este encontro está previsto para acontecer em setembro deste ano, em Belo Horizonte.