Com foco no Outubro Rosa, ação integrada promove múltiplos serviços em Saúde e Assistência Social na Região Sul da cidade

Por meio de uma atuação em rede, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sul e o PSF Vila Barreiros mobilizaram um grupo de mulheres para uma ação da Campanha Outubro Rosa. O Dia D para Mulheres aconteceu no próprio CRAS, na terça-feira, 23/10.

Equipe do CRAS, PSF e NASF atuaram de forma integrada na ação

Uma equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) promoveu uma palestra sobre a saúde da mulher, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Uma representante do Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM) também levou um bate-papo com as participantes sobre o trabalho do grupo, o papel da mulher na sociedade e o empoderamento feminino. De acordo com a coordenadora do CRAS Sul, Adriana Pereira, foi disponibilizada ainda uma série de serviços às mulheres como o CadÚnico, agendamento de mamografias, testes rápidos, aferição de pressão e outros. “Preparamos até uma atividade educativa, a oficina do varal de direitos, para as crianças que vieram acompanhar as mães”, acrescentou a coordenadora.

Para Marli Ferreira, mulher que se gosta, se cuida

Uma das participantes na mobilização, Marli Ferreira, destacou o quanto a iniciativa é importante na promoção da saúde da mulher. “Há um mês perdi uma irmã que não venceu a luta contra o câncer de colo de útero. Isso me motiva mais ainda a estar atenta com a prevenção, que é essencial quando se quer levar uma vida mais saudável. A Prefeitura está de parabéns em mobilizar a população numa iniciativa tão oportuna, pois se não tem uma boa administração não temos uma boa ação”, concluiu Marli.

Dia D para Mulheres teve palestras com foco na Campanha Outubro Rosa
Assistência Social e Saúde juntas na promoção dos cuidados da mulher