Mobilização vem ao encontro da premissa do governo municipal em fortalecer as áreas rurais
Por meio da atuação em rede entre as secretarias, a Prefeitura de Teófilo Otoni realizou, na Escola Municipal Agrícola Inácio Pereira Guimarães, a 3ª Jornada Itinerante de Saúde Mental e Ação Global de Saúde. A iniciativa aconteceu entre 9 e 15 horas do dia 26/09 contemplando os moradores da Comunidade de Brejão e adjacências.
Com parceria da Unipac, foram ofertadas consultas médicas e psicológicas através dos Centros de Atenção da Saúde Mental, exames ginecológicos, testes rápidos, vacinas, aferição de pressão/glicemia, oficinas terapêuticas, orientações de tabagismo, álcool e outras drogas, atividade física, assistência social e ouvidoria do SUS. Além disso, uma equipe de combate às endemias atuou na coleta de entulhos e com bloqueio vetorial contra insetos e animais peçonhentos.
O secretário municipal de Saúde, Tarcirlei Mariniello, acompanhou a ação global que mobilizou em torno de 100 servidores. “Essa integração das políticas públicas numa conjuntura adversa financeiramente nos traz às inovações dentro da gestão pública para trabalharmos com a promoção e prevenção da saúde, que são nosso foco”, ressaltou o secretário.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Viviane Assis, a iniciativa também esteve vinculada à Campanha Setembro Amarelo, desenvolvida ao longo de todo o mês em combate ao suicídio. “Ao realizarmos uma ação tão grande como essa aqui promovemos mais qualidade de vida para as pessoas, mais facilidade de acesso da população aos serviços públicos e também uma integralidade do atendimento em saúde nesse período em que o SUS completa 30 anos”, evidenciou Assis.
A moradora da Comunidade de Brejão, Vanessa Batista, se juntou a outros familiares para participar das atividades e serviços ofertados na Jornada Itinerante de Saúde Mental e Ação Global de Saúde. Ela disse que já tinha feito consulta com médico psiquiatra em Teófilo Otoni, mas em Brejão foi a primeira vez. “Aqui, minha necessidade de atendimento foi em psicologia e psiquiatria. Fui muito bem atendida, e sou muito grata por esta prestação de serviço que o governo fez à nossa região porque facilitou para nós em termos de distância”, relatou a moradora. Cerca de 500 pessoas foram atendidas em um ou mais serviços disponibilizados pela equipe multiprofissional da rede.