Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Turismo

Setor está entre os que mais movimentam a economia no município

Abertura da Semana do Turismo foi na Praça Tiradentes, com representantes dos órgãos realizadores e de entidades de classe

Entre os dias 25 e 29 de setembro acontece na cidade a Semana do Turismo de Teófilo Otoni 2018. Promovida pela Prefeitura de Teófilo Otoni e Circuito Turístico das Pedras Preciosas, a ação tem como referência o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27/09. Na primeira noite o evento contou com uma cerimônia de abertura em frente à Casa de Vidro da Praça Tiradentes, onde o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boa Ventura, destacou a representatividade do setor turístico no município. Servidores e representantes de entidades vinculadas à promoção dessa atividade, como a CDL e a GEA, fizeram-se presentes.

Outra atividade promovida por ocasião do evento é o passeio aos túneis da Estrada de Ferro Bahia-Minas
Uma das atrações da Semana do Turismo é a visita à Barragem da COPASA

A Semana do Turismo de Teófilo Otoni visa fomentar as políticas públicas na área. Diante disso, uma série de atividades foi programada pelos organizadores como exposição e comercialização de artesanato e comidas típicas locais, informações turísticas, venda de passeios na região e visitas de estudantes de escolas públicas aos atrativos locais (túneis da Estrada de Ferro Bahia-Minas, Barragem da Copasa e Praça Tiradentes).

Estudantes de escolas públicas visitaram exposição de artesanato na praça

Durante seu pronunciamento, o secretário Jonas Boa Ventura explicou que a contar pela bagagem histórica que Teófilo Otoni possui, isso já é um dos fatores que fazem da cidade um lugar rico em atrativos turísticos. “Teófilo Otoni tornou-se uma cidade-polo e conhecida internacionalmente graças, em grande parte, às pedras preciosas trabalhadas aqui. Muitos dos nossos habitantes nunca fizeram um passeio turístico por nossa região para saber das maravilhas que temos a oferecer, como belas cachoeiras, rios, a Praça Tiradentes com o coreto, os prédios centenários, o artesanato, a mate-cola e a fofa, para citar algumas das nossas preciosidades”, enumerou Boa Ventura.

Por sua vez, o gestor do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Bruno de Sá, fez uma explanação sobre o funcionamento e papel desse dispositivo na região. “O circuito engloba 23 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. É uma política que teve Teófilo Otoni como pilar para construção desse projeto grandioso de regionalizar o turismo. O município está de parabéns, pois tem trabalhado de forma efetiva o desenvolvimento turístico local seja através da cultura com os produtos fabricados pelos artesãos e os variados eventos que resgatam nossa identidade, seja através do comércio ou empreendedorismo turístico”, pontuou Bruno.

Por meio do evento, Camila Ramalho descobriu a vocação turística da cidade através do artesanato

Ao mesmo tempo em que foi realizada a abertura do evento, a Casa de Vidro expôs artigos confeccionados por artesãos locais. Uma das visitantes foi a estudante Camila Ramalho, que apreciou bastante os colares de pedras. “Além de bem-feitos, são baratos, mas em geral, achei as peças muito legais. Muito boa a iniciativa porque nossa cidade tem muito a oferecer, e olha que eu nem sabia que o artesanato era um atrativo turístico aqui na cidade”, contou a jovem. Após a cerimônia oficial, os cantores Marcos Tadeu e Elias Lemos fizeram algumas apresentações musicais.

Na Barragem da COPASA, estudantes contemplaram a paisagem natural e aprenderam curiosidades sobre o local