Prefeito empossa membros do Conselho Diretor do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

Com a nomeação, Conselho passa a gerir os recursos destinados às ações que visam a defesa dos animais domésticos

O prefeito Daniel Sucupira assinou o Decreto 7.851/2018, que nomeia os membros do Conselho Diretor do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FUBEM). Criado pela Lei Nº 7.143, de 02 de Agosto de 2017, o FUBEM tem por finalidade captar e aplicar recursos visando ao financiamento, investimento, expansão, implantação e aprimoramento das ações voltadas à proteção e bem-estar dos animais, bem como o implemento do controle populacional e de medidas de prevenção de zoonoses e demais moléstias.

A servidora pública Patrícia Murta é a presidente do Conselho Diretor do FUBEM

Composto por representantes do poder público municipal, de organizações locais da sociedade civil, da Comissão de Direitos dos Animais da OAB-MG e do Curso de Medicina Veterinária da Doctum, o Conselho Diretor reúne os atores locais em torno de um Fórum de Discussão de Políticas Públicas de Proteção e Bem-Estar Animal no âmbito do município de Teófilo Otoni. O termo de posse foi assinado na quinta-feira, 30/08, sendo a servidora municipal Patrícia Murta a presidente do Conselho por dois anos.

Segundo ela, a ativação do Conselho Diretor do FUBEM em Teófilo Otoni é uma das poucas iniciativas do poder público em todo o Estado de Minas Gerais. “Com essa medida, o Governo do prefeito Daniel Sucupira firma o compromisso junto ao município no sentido de fazer história como a gestão que mais realizou ações em prol da proteção e defesa animal em comparação com outras cidades mineiras”, disse a presidente.

Como primeiras ações, o Conselho Diretor do FUBEM vem buscando disponibilizar atendimento médico veterinário gratuito à comunidade, bem como oferecer castrações de cães e gatos a preços sociais, além de desenvolver um trabalho constante de educação e orientação à população, em especial quanto à guarda responsável. “O trabalho está só começando, temos muito a realizarmos pela frente. Contamos também com a participação popular na promoção dos direitos dos animais e que possamos garantir tanto o bem-estar deles como o da população”, concluiu Murta.

1 comentário

1. Ótimo,espere que Teófilo Otoni aplica leis mais severas em relação aos maus tratos em animais,deixando telefones ao público pra que possamos fazer a denuncia . obrigada