Instituições de fomento ao desenvolvimento promovem palestra para trabalhadores do mercado informal

Evento visa sensibilizar microempreendedores individuais quanto aos benefícios da formalização

Seminário foi voltado para MEI’s e potenciais empreendedores

O Seminário “Empreendedorismo, Inovação e Formalização para Microempreendedores Individuais” reuniu cerca de 40 participantes no auditório do Sebrae, na segunda-feira, 10/09. Promovido pela Prefeitura de Teófilo Otoni, Sala Mineira do Empreendedor, Sebrae e CDL, o evento foi composto de duas palestras realizadas por especialistas da área de negócios.

Para o secretário Boa Ventura, o objetivo principal do evento é evidenciar a importância da formalização no ramo de negócios

Na abertura, o secretário municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda e Desenvolvimento Econômico, Jonas Boa Ventura, desejou que a ação faça diferença na vida dos participantes e destacou o objetivo do encontro. “Nosso intuito é potencializar e sensibilizar os microempreendedores individuais (MEI’s) do mercado informal quanto à importância da formalização, pensando no crescimento e numa melhor organização deles, o que consequentemente beneficia a cidade, pois a formalização contribui para o desenvolvimento do município”, explicou Boa Ventura.

Segundo ele, existem em Teófilo Otoni cerca de 3150 permissionários, dentre artesãos, vendedores de gêneros alimentícios e outros itens, sendo que a metade não possui praticamente nenhuma estrutura de negócio. Diante dessa realidade, os temas das palestras foram voltados a fornecer não só noções básicas na área de negócios como elementos diferenciadores no mercado de trabalho.

Especialistas do SEBRAE foram os palestrantes no Seminário

A assistente técnica do Sebrae, Ana Goreth Pinheiro, conduziu a palestra sobre os benefícios da formalização para MEI’s. Ela fez um panorama geral acerca do que é ser microempreendedor individual,  com abordagens sobre os procedimentos para formalização e um breve histórico acerca da implantação da forma jurídica denominada MEI.

A outra palestra teve como foco a inovação e foi proferida pelo analista técnico do Sebrae, Cirilo Jardim. “Nossa missão é promover a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios, assim como fomentar o empreendedorismo. Para ser competitivo, é importante que o MEI se reinvente a cada dia, pois o mundo muda de uma maneira muito rápida. Todas essas mudanças, muitas vezes simples, fazem parte de um processo de inovação”, salientou o palestrante.

A artesã Maura Gonçalves buscou aprimorar os conhecimentos acerca de empreendedorismo

Uma das interessadas em absorver conhecimentos relevantes ao crescimento profissional foi a artesã Maura Gonçalves. Ela sonha crescer no ramo de produção de peças decorativas para festas. “Vim para este seminário com o intuito de ter uma visão ampliada do meu negócio. É aprender uma maneira melhor de expor meu produto e como divulgá-lo de maneira diferenciada, com mais aceitação no mercado”, contou a artesã.

No intervalo entre as palestras, a agente de Desenvolvimento da Sala Mineira do Empreendedor, Neliane Thomaz, explicou aos participantes sobre o funcionamento desse órgão criado em 2017 para atendimento aos trabalhadores da área de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *