Centro de Artes e Esportes Unificados abre as portas para 7ª Oficina de Mobilização Social

Conhecido como CEU, objetivo da mobilização foi apresentar o espaço à comunidade contemplada pela obra inédita na cidade

Moradores do Bairro Viriato e representantes da Prefeitura de Teófilo Otoni se reuniram, no sábado, 25/08, para a 7ª Oficina de Mobilização Social do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O encontro  aconteceu no próprio Centro e funciona como preparativo para inauguração do espaço, também chamado de Praça do CEU.

Uma das atividades ocorridas durante a 7ª mobilização foi a Oficina de Pintura

Os CEU’s são implementados por meio de parceria entre a União e os municípios. Integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Secretária de Assistência Social conduziu encontro com moradores do Bairro Viriato no CEU

Conduzida pela secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moreira, a 7ª Oficina de Mobilização Social do CEU começou pela reunião do Grupo Gestor composto por moradores e representantes do poder público. “Tendo em vista que a gestão dessa Praça é compartilhada, na oportunidade foram aprovados o Estatuto e o Regimento Interno do Centro. O diferencial desta última mobilização em relação às anteriores é que uma das atividades foi apresentar à comunidade o espaço”, explicou a secretária.

Uma das áreas disponíveis na Praça do CEU é o Cineteatro

Os participantes conheceram as instalações do local, em especial do cineteatro, onde foi transmitido um vídeo com retrospectiva das oficinas de mobilização ocorridas no bairro. Houve ainda dinâmica de integração e oficinas de teatro, balão, pintura facial, pula-pula e paisagismo. Nesta, a comunidade presente foi convidada a plantar mudas de árvores na parte interna da Praça. “São ações que fortalecem o sentimento de pertencimento das pessoas ao ambiente onde elas vivem e num espaço que será para usufruto delas mesmas”, destacou Eliane.

Wagner Cabral participou de todas as mobilizações e, junto com sua família, aguarda com muita expectativa pela inauguração do CEU

Morador do Bairro Viriato, Wagner Cabral participou de todas as mobilizações e disse que a inauguração da Praça do CEU é aguardada com muita expectativa pela comunidade. “As reuniões preparatórias que fizemos em conjunto com a Prefeitura foram muito produtivas, pois abordamos sobre os serviços e atrativos que esta Praça vai nos oferecer. Ficamos muito felizes com esse investimento porque trará benfeitorias que até então não temos aqui, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e opções de lazer, cultura e esportes”, pontuou o morador.

Através da Oficina de Paisagismo, a comunidade arborizou o espaço interno do CEU

A Praça do CEU no Bairro Viriato é um empreendimento único em Teófilo Otoni que foi iniciado no Governo de Maria José Haueisen. Agora em sua fase final, de aquisição dos equipamentos, o local consta de dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

Dentre os objetivos do encontro, a ideia era apresentar o espaço à comunidade local