Conhecido como CEU, objetivo da mobilização foi apresentar o espaço à comunidade contemplada pela obra inédita na cidade
Moradores do Bairro Viriato e representantes da Prefeitura de Teófilo Otoni se reuniram, no sábado, 25/08, para a 7ª Oficina de Mobilização Social do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O encontro aconteceu no próprio Centro e funciona como preparativo para inauguração do espaço, também chamado de Praça do CEU.

Os CEU’s são implementados por meio de parceria entre a União e os municípios. Integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Conduzida pela secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moreira, a 7ª Oficina de Mobilização Social do CEU começou pela reunião do Grupo Gestor composto por moradores e representantes do poder público. “Tendo em vista que a gestão dessa Praça é compartilhada, na oportunidade foram aprovados o Estatuto e o Regimento Interno do Centro. O diferencial desta última mobilização em relação às anteriores é que uma das atividades foi apresentar à comunidade o espaço”, explicou a secretária.

Os participantes conheceram as instalações do local, em especial do cineteatro, onde foi transmitido um vídeo com retrospectiva das oficinas de mobilização ocorridas no bairro. Houve ainda dinâmica de integração e oficinas de teatro, balão, pintura facial, pula-pula e paisagismo. Nesta, a comunidade presente foi convidada a plantar mudas de árvores na parte interna da Praça. “São ações que fortalecem o sentimento de pertencimento das pessoas ao ambiente onde elas vivem e num espaço que será para usufruto delas mesmas”, destacou Eliane.

Morador do Bairro Viriato, Wagner Cabral participou de todas as mobilizações e disse que a inauguração da Praça do CEU é aguardada com muita expectativa pela comunidade. “As reuniões preparatórias que fizemos em conjunto com a Prefeitura foram muito produtivas, pois abordamos sobre os serviços e atrativos que esta Praça vai nos oferecer. Ficamos muito felizes com esse investimento porque trará benfeitorias que até então não temos aqui, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e opções de lazer, cultura e esportes”, pontuou o morador.

A Praça do CEU no Bairro Viriato é um empreendimento único em Teófilo Otoni que foi iniciado no Governo de Maria José Haueisen. Agora em sua fase final, de aquisição dos equipamentos, o local consta de dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.
