Estudantes atletas de 87 cidades abrilhantam noite de abertura do JEMG em Teófilo Otoni

A delegação de Teófilo Otoni garante participação nos jogos e promete trazer vitórias para a cidade

Cerimônia aconteceu em grande estilo no Estádio Nassri Mattar, com participação de autoridades, estudantes, comissões técnicas e apaixonados por esportes.

Em meio ao clima de Copa do Mundo de Futebol que reina atualmente em todo o planeta, estudantes-atletas de 87 municípios mineiros foram as estrelas da Abertura da Etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2018. A cerimônia recheada de rituais olímpicos foi no Estádio Nassri Mattar, na noite de terça-feira, 26/06. Em todo o Estado, cinco cidades foram escolhidas para sediar as etapas regionais, sendo que Teófilo Otoni foi uma delas, englobando municípios da Regional Vale do Aço.

Por constituir uma ação do Governo de Minas, os Jogos aqui foram representados na cerimônia pelo servidor da Secretaria de Estado de Esportes, Daniel Santos, pela assessora pedagógica da 37ª Superintendência Regional de Ensino, Andreia Lima, pelo prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, pelo prefeito de Campanário, Marcondes de Oliveira, pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Jhon Isleno, pelo secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho e pelo presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes.

A solenidade foi marcada pela apresentação da Banda de Música da 15ª RPM

A solenidade foi marcada pela apresentação da Banda de Música da 15ª RPM, que tocou o Hino Nacional e outras trilhas conhecidas do meio esportivo durante os momentos de destaque como a entrada das bandeiras, desfile das delegações e acendimento da pira olímpica. O juramento dos atletas foi representado por uma aluna do município de Crisólita.

O prefeito Daniel Sucupira, da cidade anfitriã, fez a abertura oficial dos jogos

Ao declarar oficialmente a abertura dos Jogos, o prefeito Daniel Sucupira deu as boas-vindas aos visitantes destacando que prevaleça o espírito de paz nas competições. “É um momento de festa na nossa cidade, que acolhe com muito carinho as delegações que permanecerão aqui ao longo de quase uma semana. Que durante os Jogos o espírito esportivo, de paz e união estejam presentes no coração de cada um”, desejou o prefeito.

Daniel Santos destacou a contribuição do JEMG na educação dos jovens

Durante seu discurso, o representante da Secretaria de Estado de Esportes, Daniel Santos, enumerou a contribuição do JEMG na educação de jovens. “Como o maior evento esportivo de nosso estado, os Jogos Escolares possibilitam um vínculo maior entre os alunos-atletas e a escola, contribuem para a diminuição da evasão escolar e atuam como canal de integração, sociabilidade e aprendizado de todos os jovens envolvidos nas competições”, pontuou Santos.

No encerramento da cerimônia, o grupo de dança do Estúdio Corpo Livre fez algumas apresentações artísticas. Em Teófilo Otoni, mais de 2300 alunos de 12 a 17 anos competem nas modalidades de basquete, futsal, handebol, peteca, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os jogos, que começaram no dia 26 e vão até 30/06, acontecem nas quadras das Escolas Estaduais Tristão da Cunha, Dr. Waldemar Neves da Rocha, Alfredo Sá, CAIC, Casa das Meninas, UFVJM, Praça de Esportes e Sede Social e Campestre do Automóvel Clube.

Acendimento da pira olímpica foi um dos destaques na cerimônia