De 27 a 31 de março, população pode encontrar no evento peixes frescos, produtos para canjica, chocolates, hortaliças, pratos típicos e música ao vivo
Na noite de quarta-feira, 28/03, centenas de pessoas prestigiaram a abertura oficial da 25ª edição da Feira do Peixe, que começou no dia anterior e se estende até o último dia do mês na Rua Marcelo Guedes, região central. O tradicional evento realizado na cidade é uma promoção da Prefeitura de Teófilo Otoni com o objetivo de aquecer a economia local durante a Semana Santa. Na solenidade, o prefeito Daniel Sucupira, acompanhado da primeira-dama, Graziele Sucupira, equipe de governo, vereadores e dirigentes de entidades de classe deram as boas-vindas aos 60 expositores e visitantes do evento.
Além de diversos tipos e tamanhos de peixes, a feira oferece hortifrutigranjeiros, ovos de chocolate, milho de canjica, amendoim, além de atrações especiais como praça de alimentação e música ao vivo. Durante a cerimônia de abertura, o prefeito lembrou de pessoas que marcaram a história da Feira do Peixe, como Artur Guedes, Zé, Ceará, Dr. José Roberto Corrêa e Maria José Haueisen. Sucupira reconheceu o empenho de todos os produtores, em especial dos que atuam na piscicultura, em oferecer produtos de qualidade nas barracas de venda. “Às vezes, os consumidores não imaginam todo o trabalho que há para que esses produtos cheguem à mesa de cada um, como a mão-de-obra em colocar o alevino na água e em preparar o tanque para que ele possa ser comercializado. Isso é um dos motivos que fazem esse evento ser tão importante para nossa cidade, porque é uma oportunidade de se valorizar o produto da terra, e consequentemente, promovermos o desenvolvimento da nossa região”, destacou Daniel.
De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos Franca, a expectativa é de que na edição deste ano a feira repita o mesmo sucesso de vendas registrado em 2017. “Só em relação aos pescados, esperamos bater a meta de 35 toneladas. Temos tanto expositores veteranos como novatos, de diversas comunidades rurais do município compartilhando conosco do objetivo de aquecermos a economia local e gerarmos renda”, salientou o secretário.
Um dos expositores estreantes é o vendedor de tilápia, Wesley Charles. Em apenas dois dias de feira, ele contou estar surpreso com as vendas realizadas. “Trouxe 600 kg de peixe para serem comercializados e, do jeito que a procura tem ido bem, acredito que vou precisar repor a mercadoria. Esta experiência aqui tem sido ótima, estou aprendendo muito”, disse Charles.
Ao visitar a Feira do Peixe, Mizael Pereira comprou tilápia para consumir no Domingo de Páscoa. “É um tipo de peixe muito gostoso, e pretendo voltar outro dia para comprar amendoim e canjica também”, revelou Pereira.