Teófilo Otoni recebe treinamento para difusão do Programa Identidade Jovem

Trata-se de uma política pública governamental para a juventude de baixa renda ter mais acesso à mobilidade, à cultura e ao esporte

Uma consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) esteve em Teófilo Otoni na manhã de quarta-feira, 01/11, para capacitar equipes da Assistência Social e de segmentos da juventude organizada quanto ao Programa Identidade Jovem. Trata-se de uma política pública do Governo Federal que visa garantir à juventude de baixa renda acesso gratuito ou com desconto à cultura, transporte, lazer e esporte, além de isenção de pagamento em concursos e Enem.

Sumayra Oliveira apresentou as características do programa e os procedimentos para cadastro do público-alvo da política

O treinamento foi no auditório do CAIC, onde a consultora para o Vale do Mucuri, Sumayra Oliveira, apresentou as características do programa e os procedimentos para cadastro do público-alvo da política. “Para que os interessados possam usufruir dos benefícios dessa política, é necessário que se enquadrem na faixa etária de 15 a 29 anos, pertençam a família com rendimentos até dois salários mínimos e tenham o Número de Identificação Social (NIS) atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal”, enumerou Oliveira. Ela explicou que os jovens do CadÚnico podem buscar adesão ao documento denominado Id Jovem através da Caixa Econômica Federal ou baixando o aplicativo de mesmo nome.

De acordo com Eliane Moreira são mais de 8000 jovens registrados no CadÚnico

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eliane Moreira, em Teófilo Otoni são mais de 8000 jovens registrados no CadÚnico. A divulgação do Programa Identidade Jovem será intensificada em meio a esses e aos que desejam se cadastrar. “Aqueles que queiram atualizar o NIS ou querem ser inseridos devem procurar o setor de Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social ou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Com esse programa damos um passo muito grande porque jovens participativos são mais ativos e eles são a esperança do nosso futuro”, ressaltou a secretária.

Mayandra Sales salientou que o Id jovem traz mais oportunidades à juventude carente da cidade

A presidente do Conselho Municipal da Juventude, Mayandra Sales, participou da capacitação. Ela acredita que o Id jovem traz mais oportunidades à juventude carente da cidade. “Este programa já existe há algum tempo, mas poucas pessoas aqui do município conhecem, e acontece que muitas vezes quem conhece acha que é algo muito distante da realidade ou muito burocrático, e acaba desistindo, mas é um excelente programa. Com essa garantia de direitos à eventos culturais, esportivos e viagens interestaduais, os jovens que não tem condição financeira para participar disso passam a ter mais conhecimento e se envolvem mais com a sociedade”, destacou Sales.

Os interessados podem saber mais em www.caixa.gov.br. O app está disponível na apple store, google play e windows phone.