Com foco em empreendedorismo e inovação, Teófilo Otoni sedia 1ª edição do Spark Week

Evento acontece entre 17 e 19/10 e aposta em grande potencial de aprendizado e surgimento de novos negócios para a região

Nesta semana em que se comemora o Dia Nacional da Inovação, foi aberta oficialmente, na tarde de terça-feira, 17/10, no Centro de Convenções Expominas, a Spark Week, o maior evento de tecnologia, cultura empreendedora de alto impacto e inovação de mercado do nordeste mineiro. Promovida pela Prefeitura de Teófilo Otoni, Sebrae e Mucuri Coworking, a cerimônia de abertura reuniu autoridades, patrocinadores, empresários e uma legião de jovens estudantes.

O objetivo é que a Spark Week, ou Semana da Faísca, seja um momento de incentivo ao surgimento de novas ideias de negócios para Teófilo Otoni e região. O prefeito Daniel Sucupira disse que com a realização do evento, a cidade dá um salto rumo ao circuito das cidades inteligentes.  “Essa é uma das iniciativas que temos que promover para que fique para trás aquele sentimento de que Teófilo Otoni é uma cidade que não cresce e onde coisas boas não acontecem. Nossa região quer produzir novos empreendimentos, e que não sejam poluentes, ou seja, empresas de conhecimento, de tecnologia e possibilidades. Nossa região tem potencial, e durante essa semana de programação, boas iniciativas de negócios serão apresentadas aqui”, destacou o prefeito.

A atual administração municipal abraçou o compromisso com os preceitos de inovação e modernização da gestão, e desde o início do mandato, através do Núcleo de Projetos e Captação de Recursos (NPCR), vinculado à Secretaria de Planejamento, somou-se aos demais parceiros para concretização de um evento aos moldes do Spark Week. O atual secretário de saúde, Tarcirlei Mariniello, acompanhou grande parte da fase embrionária do evento quando estava à frente da pasta de Planejamento e exaltou sua satisfação ao ver que o projeto deu certo. “Foi um desafio integrarmos à programação tantos temas como gestão pública, economia solidária, inovação e tecnologia. E minha proposta aqui hoje é lançar outro desafio para vocês, participantes: pensem em startups voltadas para a área da saúde, que tem uma grande demanda e precisa de propostas inovadoras”, pontuou o secretário.

Jonas Boa Ventura, das secretarias de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda e Desenvolvimento Econômico, também fez questão de transmitir bons votos ao público visitante. “Aproveitem ao máximo. Que esse evento contribua para que todos nós saiamos dessa experiência com a mente mais aberta, pois acredito que essa semana vai ser revolucionária em que muita coisa boa vai ser plantada aqui e com certeza regada também, contribuindo para o crescimento de nossa cidade”, desejou Boa Ventura.

Acreditando nessa perspectiva de surgimento de negócios que façam a diferença na economia regional, o gerente do Sebrae, Rogério Nunes, espera que a “faísca” vire fogo. “Esse é o grande mote do evento, trazer insights, ideias de inovação, tecnologia, empreendedorismo, que gerem possibilidades de novos negócios e renda para a região”, disse.

O distrito de Maravilha, por exemplo, foi apresentado no evento como um lugar promissor. Alunos da Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes estão divulgando durante a Spark Week uma proposta inovadora de turismo rural naquela localidade. O estudante Públio Verli explicou que a turma levou amostras da culinária, artesanatos e paisagens dos lugares que são um potencial turístico. “E mais para a frente, vamos abrir ao público a oportunidade de ir até lá para conhecer de perto nossos atrativos”, contou o estudante.

O Spark Week acontece entre 17 e 19 de Outubro

A Spark Week acontece até 19 de outubro. Está aberta ao público mediante a doação de um litro de leite UHT e oferece ampla programação, com mostra de jogos virtuais, palestras interativas com empreendedores nacionais e internacionais, oficinas de cultura maker (faça você mesmo), feiras de negócios e cultura empreendedora, mostras universitárias, encontro de comunidades mineiras de empreendedorismo e startups, seminário de políticas públicas, giro de mercado e rodada de negócios.