Olimpíada Brasileira de Matemática: alunos do EMIMA recebem medalhas pelo bom desempenho em prova

Mais de 80 alunos da Rede Municipal receberam medalhas de reconhecimento pelo êxito na OBMEP

Ao todo foram premiados 84 alunos da EMIMA

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, juntamente com o Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, prestigiou na noite desta quinta-feira, (14/09), a cerimônia de entrega de medalhas aos alunos da Escola Municipal Irmã Maria Amália que participaram e foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) e na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). A solenidade de homenagem aos estudantes aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni (CDL).

Ao todo 84 alunos foram premiados no evento. A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Este foi o primeiro ano em que a Escola Municipal Irmã Maria Amália participou com três classes na Olimpíada Internacional Sem Fronteiras (OIMSF): um quinto ano, que conquistou medalha de bronze a nível estadual; um oitavo ano, medalhista de bronze, nível estadual; um oitavo e um nono ano, em ambos medalhistas de bronze a nível estadual e nacional.

A participação dos estudantes, pais, professores e dirigentes da Escola Municipal Irmã Maria Amália foi o ponto alto do evento. Dois corais infantis entoaram junto com o público os hinos do Brasil e da Escola Maria Amália.

Em seu discurso, o prefeito Daniel Sucupira parabenizou os alunos, destacando principalmente, o empenho e a dedicação que obtiveram na competição. “Eu nunca tive o prazer de ganhar uma medalha. No meu tempo não existiam esses tipos de concursos ainda, mas acredito ser muito gratificante. Essa é a primeira de muitas na vida de vocês. Parabenizo também os pais de cada um de vocês, e não poderia deixar de citar aqui os nossos educadores pela dedicação. Continuem com essa força, garra, dedicando-se ao que vocês almejam e sempre terão êxito como hoje”, ressaltou o prefeito.

Natália Galvão salientou que a Escola Irmã Maria Amália sempre esteve presente em todas as edições das Olimpíadas de Matemática

Segundo a Diretora de Ensino do Fundamental II, Natália Galvão, a Escola Irmã Maria Amália sempre esteve presente em todas as edições da OBMEP, alcançando lugar de destaque na cidade e região. “Nesses 12 anos conquistaram 05 medalhas de ouro, 11 de prata, 17 de bronze e 191 menções honrosas. Gostaria de parabenizar os alunos e dizer que nós acreditamos que concursos como esses, além de promoverem os alunos contribuem para o fortalecimento da imagem da escola. No campo da educação o reconhecimento é um ingrediente indispensável. A todos os educadores e a todos profissionais que ali atuam, o nosso muito obrigado e mais uma vez parabéns”, concluiu Natália.

A adolescente Maria Victoria Fernandes Vaz foi medalhista nas três olimpíadas

A adolescente Maria Victoria Fernandes Vaz foi medalhista nas três olimpíadas: OBMEP, OMM e OIMSF. Ela disse se sentir feliz porque a matemática é uma área da educação que gosta muito. “É muito bom saber que a escola valoriza os alunos que se esforçam para ter um destaque em concurso como esses. Eu sempre gostei muito de matemática e com o apoio da escola para participar dos concursos é ainda mais gratificante. Sinto-me mais motivada e empenhada”, agradeceu.