Educadores das áreas de história e geografia participam de curso de formação sobre o Vale do Mucuri

Prefeitura de Teófilo Otoni incluiu o resgate de um momento de suas origens nas comemorações do aniversário do município

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia acolheu a proposta do Grupo de Estudos da UFVJM sobre o Vale do Mucuri, dirigido pelo Professor Márcio Achtschin, e do Grupo de Estudos TOR (Teófilo Otoni e sua região), da FUMEC BH, dirigido pelo professor Leônidas Barroso, e realizou um Curso de Formação Sobre o Vale do Mucuri, com professores de história e geografia de toda a região, em especial da rede pública municipal e estadual na cidade.

Como resultado da pesquisa dos dois grupos de pesquisadores foi lançado o livro Estrada de Santa Clara no Século XIX, caminho de ‘gentes’ e vivências no Mucuri, que devido aos seus 160 anos completados na semana anterior, veio a se tornar o tema do aniversário deste ano da cidade, sendo tema do desfile de 7 de Setembro.

O curso começou no Domingo, dia 27, quando um grupo de mais de 80 pessoas visitaram as fazendas Bom Retiro e Monte Cristo. A primeira, extremamente conservada, guarda a memória da Família Porto, importante na condução política da cidade e região durante boa parte do século passado. A segunda, com seu prédio precisando de restauração, guarda os pontos mais antigos da cidade, já que dali o cunhado de Teóphillo Benedicto Ottoni iniciou os trabalhos que levaram à construção da cidade de Filadélfia, em 1853.

Participaram mais de 100 professores do curso

Na segunda e terça-feira (28 e 29), o Polo da Universidade Aberta do Brasil recebeu mais de 100 professores, que acompanharam com interesse e entusiasmo o trabalho, que contou, além das duas equipes, com a participação da ONG Movimento Pró Rio Todos os Santos.

Na formação, os professores puderam conhecer com um olhar acadêmico e muito mais aprofundado, os dados que remeteram ao início da cidade, as características geográficas do Vale do Mucuri, suas potencialidades e fragilidades atuais.

Daniel Sucupira enfatizou a importância de trazer as pesquisas acadêmicas para a capacitação do educador

O Prefeito Daniel Sucupira, junto com o secretariado municipal, abriu o evento, falando da importância do trabalho de trazer as pesquisas acadêmicas para a transformação do mundo concreto das pessoas. Ressaltou a importância do resgate histórico e cultural da região, prometendo estudar a viabilidade da implantação do teatro municipal.

O curso contou com a palestra de pesquisadores e educadores de história e geografia da região do Mucuri

Outros pesquisadores e educadores palestraram no evento: Luís Alberto Bassoli, Diretor da Divisão de Ensino; Rivani Lopes Negreiros, mestra pesquisadora da UNIPAC; Luís Ricardo de Souza Correia e Mayra Soares Santos , da ONG Movimento Pró Rio Todos os Santos e UFVJM; a Pós Doutora Valéria Cristina da Costa, acompanhada do Grupo de Teatro Universitário ‘Arte com Ciência’; Coronel da PMMG Sílvio Souza Filho (ex-membro da Defesa Civil do Estado de Minas), Mariana da Silva Ferreira e Diego Cordeiro, os três ligados ao grupo TOR, além de Magali Barroso.

O grupo de professores, juntamente com profissionais das escolas municipais e alunos, participou ainda de uma palestra na terça-feira no período da noite sobre o tema do livro.

O projeto só foi possível ser realizado pela SMECT devido ao apoio da Viação Vale do Mucuri, Superintendência Regional de Ensino, UNIPAC e ONG Movimento Pró Rio Todos os Santos.

Todos os eventos fazem parte no calendário de eventos comemorativos aos 164 anos de Teófilo Otoni.