Atletas de destaque nacional participam de Desafio de Vôlei de Praia em Teófilo Otoni

Após anos sem realização, evento foi resgatado numa parceria entre a Prefeitura e o Automóvel Clube

Participantes da Categoria Masculino
Participantes da Categoria Feminino

A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o Automóvel Clube realizou entre os dias 17 e 20 de agosto o 3º Desafio Teófilo Otoni de Vôlei de Praia. Foram quatro dias de disputas acirradas nas categorias masculino e feminino, com a participação de 32 duplas com embates e lances que empolgaram o público  nas quadras de areia do Automóvel Clube.

O evento contou com uma aula para professores e estagiários, ministrada pelo treinador Giuliano Sucupiraa

Além das competições, o evento contou com uma aula para professores e estagiários, ministrada pelo treinador da equipe sub–18 da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia, e treinador das duplas do Projeto Viva Esporte da cidade de Betim, Giuliano Sucupira. O evento recebeu ainda a participação de aproximadamente 200 alunos da rede pública e comunidades rurais, que tiveram um primeiro contato e descoberta para a prática do esporte.

O treinador das duplas de vôlei do Projeto Viva Esporte da cidade de Betim, Giuliano Sucupira, lembrou da realização do primeiro evento no ano de 2009, e que na época foi um sucesso. “O vôlei de praia é a modalidade olímpica que mais tem medalhas para os brasileiros em termos de números relativos. Então é uma modalidade muito forte, e não precisa especialmente de praia, apenas de uma quadra de areia”, salientou Giuliano.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Jhon Isleno, falou do aumento da responsabilidade após esse 3º Desafio do Vôlei de Praia, para dar continuidade à prática da modalidade no município. “Esse evento realmente foi uma vitrine e estimulou muitas pessoas. Tivemos aqui centenas de alunos que tiveram a oportunidade de conhecer outros atletas das cidades de Betim, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e o nosso amigo Giuliano, que é técnico da seleção Brasileira Sub-18, uma pessoa daqui da nossa cidade. Com certeza o evento deixou um grande legado. Já temos muitas pessoas que praticam o vôlei de quadra, e com a realização desta ação acredito que vamos ter uma adesão maior aqui na cidade ao vôlei de praia. Então deixo aqui em nome da Secretaria de Esportes o apoio para a viabilização desta atividade e fazer dessa modalidade um esporte bastante praticado no nosso município”, enfatizou o secretário.

O presidente, do Automóvel Clube de Teófilo Otoni, Frank Alves, ressaltou sobre a parceria com a Prefeitura. “Esse é um grande salto para o vôlei de praia, um grande torneio com a presença da Federação Mineira de Vôlei, que abrilhantou ainda mais. Nós parabenizamos o nosso Prefeito Daniel pelo apoio e incentivo de mais uma modalidade esportiva na cidade”, frisou.

Daniel Sucupira destacou o apoio dos parceiros junto a prefeitura para que o evento fosse realizado

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, destacou o momento importante de parceria com o Automóvel Clube, que está investindo em competições de alto nível. “Esse é o 3º Desafio de Vôlei de Praia em Teófilo Otoni, iniciativa que começou há alguns anos quando eu e meu irmão Giuliano Sucupira conversamos sobre essa possibilidade. Naquela oportunidade, sem muita estrutura, buscamos o Automóvel Clube, fizemos a parceria e realizamos os primeiros eventos. Hoje como prefeito da cidade é uma alegria grande conseguir integrar tantas forças positivas. Eu quero destacar mais uma vez o papel importante do Automóvel Clube em abrir suas portas e receber os atletas e toda a nossa equipe da prefeitura, construir junto conosco esse grande evento. Tivemos também grandes apoiadores como a Federação Mineira de Vôlei, que não mediu esforços para vir e conceder todo esse aparato. Sem parceiros importantes não seria possível. Foram apoiadores que acreditaram nessa proposta e junto com a Prefeitura e o Automóvel Clube centraram forças para esse grande resultado, e que eu tenho certeza de que inaugura na cidade uma nova fase do vôlei de praia, estimulando assim novos atletas”, ressaltou o prefeito.

O Desafio de Vôlei de Praia contou com quatro dias de disputas nas categorias masculino e feminina

Competições e resultados

A final do torneio feminino foi decidida entre a dupla mineira Isabela e Maria Luiza (dupla campeã sul-americano sub-18), contra as cariocas Ane e Roberta, que venceram as mineiras por 2 sets a 0.

O primeiro lugar das duplas masculinas ficou com Bruno e João, do Projeto Viva Esporte da cidade de Betim, que disputaram a final contra Hudson e Mauricio.

Além das medalhas, o torneio contou com uma premiação em dinheiro no valor de R$ 6.400,00 para os quatro primeiros lugares.

Além das medalhas o torneio contou com uma premiação em dinheiro no valor de R$ 6.400,00 para os quatro primeiros lugar

Confira abaixo os vencedores e premiação:

Feminino:
1º – R$ 1.500,00 – Anne Catherine Kolbow/Roberta (Rio de Janeiro)
2º – R$ 900,00 – Izabela Hadad/Luiza Sangster (Programa Viva o Esporte/Prefeitura Municipal de Betim)
3º – R$ 500,00 – Beatriz Rocha/Ester Vitoria Martins (PVE/Betim/Pró Vôlei-Mackenzie)
4º – R$ 300,00 – Lu/Alê (AABB/BH).

Masculino:
1º – R$ 1.500,00 Bruno Fialho/João (PVE/Betim)
2º – R$ 900,00 Maurício/Hudson (AABB/PVE/Betim)
3º – R$ 500,00 Bruno Martins Cunha/Athos Badaró (PVE/Betim)
4º – R$ 300,00 Giuliano/Luis Henrique (PVE/Betim).

Torneio Local

Masculino: