Após dois anos, Prefeitura e Comunidade da Lajinha promovem o Festival da Laranja

Prefeito de Teófilo Otoni e Deputado Federal aproveitaram a realização da festa para anunciar benefícios e novos investimentos na comunidade da Lajinha

A Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento e a Comunidade da Lajinha realizaram no último domingo, 09/07, o 32º Festival da Laranja da Lajinha.

O tradicional Festival da Laranja não acontecia há dois anos e reuniu centenas de pessoas de várias comunidades do município na área ao lado da Escola Estadual de Liberdade. Shows, bingos, sorteios, laranjas e derivados da fruta foram atrativos para o público que prestigiou o festival.

Grupos da Terceira Idade (Renascendo I e II), e da Comunidade da Lajinha participaram da festa e apresentaram danças e coreografias. No período da noite o público curtiu shows de Eduardo Neto, Cangaceiros do Mucuri, Juninho e Dedé, Carlinhos Black e Zé Paulo.

O evento contou com a participação do Prefeito Daniel Sucupira, acompanhado da primeira dama, Graziele Sucupira; do deputado federal, Leonardo Monteiro; do Prefeito de Poté, Nêgo Sampaio; secretários municipais, vereadores, dentre outras autoridades.

Sérgio Marcos Franca, disse que retomar o festival da laranja era questão de honra para nossa adminitração

O secretário municipal de agropecuária e abastecimento, Sérgio Marcos Franca, disse que retomar o festival da laranja após dois anos sem a realização era uma questão de honra para a administração municipal. “Quero agradecer toda a comunidade da Lajinha e todos os envolvidos na organização, em especial à nossa equipe que, durante todos os dias necessários, esteve aqui ajudando e ao prefeito Daniel Sucupira que, pediu prioridade para esse evento. A Lajinha tem grande importância nos eixos produtivos, com vários empreendedores que trazem o desenvolvimento para essa região, aquecendo a economia do município através dessa produção de mudas, plantas e frutas”, ressaltou.

O Deputado Federal, Leonardo Monteiro destacou que a Lajinha é um grande exemplo da agricultura familiar

O Deputado Federal, Leonardo Monteiro, lembrou da preocupação do prefeito Sucupira com a agricultura familiar, desde a época em que era secretário de Agricultura no governo da ex-prefeita Maria José. “Parabenizo mais uma vez o nosso prefeito juntamente com o secretário de agropecuária, Sérgio Marcos, que articularam a realização deste evento para mostrar e promover a força produtiva da comunidade da Lajinha. Por isso, estou doando para essa comunidade um mini trator, atendendo o pedido do prefeito. Todos nós sabemos que a origem da agricultura familiar foi através dos alemães que trouxeram as primeiras mudas de laranja, incentivando essa comunidade a produzir, trabalhar e a gerar renda. Eu costumo dizer em algumas comunidades que podiam seguir o exemplo da Lajinha. Vários distritos que nós temos aqui ao longo da rodovia poderiam fazer o mesmo, gerando renda, emprego, trabalho, tanto para as pessoas mais idosas quanto para a juventude. A Lajinha é um grande exemplo da agricultura familiar com independência,  autonomia, e essa parceria entre prefeitura e comunidade só tem a acrescentar”, salientou o deputado.

O Prefeito Daniel Sucupira anuncia diversos investimentos na Comunidade da Lajinha

Prefeito anuncia investimentos na Comunidade

O Prefeito Daniel Sucupira saudou a população e disse que a comunidade da Lajinha faz parte do coração do município. Sucupira aproveitou a festa para anunciar benefícios à comunidade. “Quero dizer à comunidade que nós já chamamos, com base no concurso público, a nova enfermeira para o PSF da Lajinha, que irá fazer um grande trabalho com vocês. Queria também dizer que as demais ações das secretarias de esportes, agropecuária, educação e obras estão por toda parte e vão qualificar os nossos trabalhos aqui. De todos os desafios que encontramos na prefeitura, um eu tenho me dedicado muito, que é a saúde de Teófilo Otoni. Nomeamos mais seis enfermeiros e novos médicos para a UPA. Queria trazer uma outra boa notícia para a Lajinha. Nosso governador Fernando Pimentel liberou quinhentos mil reais para a reabertura do restaurante popular. E já temos um projeto que está sob a responsabilidade do secretário serginho (de agropecuária), que é cadastrar o programa de aquisição de alimentos para permitir comprar as verduras dos agricultores da região”, explicou.

E para finalizar, o prefeito Daniel também trouxe boas notícias para os jovens estudantes da Lajinha e adjacências. “Eu gostaria de falar para os nossos jovens universitários, que nós com o apoio da Câmara Municipal, aprovamos um projeto que disponibiliza para vocês aqui da Lajinha, e de outros distritos, o transporte universitário gratuito. Deixo aqui o meu carinho e podem contar conosco, que estaremos trabalhando para o bem do povo sempre”, concluiu o prefeito.

A moradora da Lajinha Thaysa Barroso comemorou o retorno do festival da laranja

Thaysa Barroso é moradora da Lajinha e comemorou o retorno do festival da laranja. “Após dois anos sem o festival foi muito bom a realização da festa. A organização está de parabéns. O nosso prefeito veio e mostrou que é realmente um homem do povo, simples que se mistura, conversa com todos, dá atenção para todos, e é assim que deve ser um prefeito do povo”, ressaltou a moradora.