Secretaria de Assistência Social promove ação de higiene bucal para crianças de escola pública

Projeto é uma parceria da Prefeitura de Teófilo Otoni com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Crianças, Adolescentes e Idosos), realizou nesta quinta-feira, 22/06, a ação “Cuide-se Bem”, com distribuição de 250 kits de Higiene Bucal, para alunos da Escola Estadual Frei Antelmo Kropman, na zona sul da cidade.

O projeto consiste na orientação e conscientização de crianças de 0 a 07 anos, adolescentes e Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sobre o desenvolvimento de hábitos saudáveis quanto a higiene bucal em cada ciclo da vida, respeitando suas especificidades.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Bárbara Tayse, falou que na ação foram referenciadas mais de 600 crianças, numa medida educativa em que leva a informação sobre a prevenção à saúde  bucal. “O Serviço de Convivência tem uma previsão pelo programa Mais Educação, então a Escola Frei Antelmo Kropman já é uma escola referência pelo serviço e a partir desse referencialmente é que, nós selecionamos a escola. Outras instituições também já  receberam essa ação como a Creche O Ninho, o Lar Alziro Zarur, mantido pela LBV, Recanto Frei Dimas, e pretendemos estender para comunidades e distritos do nosso município”, enfatizou.

Bárbara Tayse explicou ainda que o projeto é levado às escolas através de momentos lúdicos. “Enfatizamos a importância da higiene bucal de forma descontraída, mas sempre passando o recado, e no final entregamos os kits de higiene bucal e um delicioso lanche”, completou.

A diretora da Escola Estadual Frei Antelmo Kropman, Elaine Aguilar, ressaltou a satisfação com que recebeu a ação da Prefeitura com o Conselho de Odontologia. “É muito bom porque é uma ação educativa, informativa, mas também preventiva, e isso, é muito importante para ensinar as crianças a cuidar da saúde bucal, além de proporcionar sempre um sorriso bonito e saudável”, destacou.

Alexsandro Vieira Gonçalves, de sete anos, participou da palestra e gostou da ideia. “Eu gostei muito da tia Pink e dos outros personagens. Aprendi que devemos escovar os dentes três vezes ao dia, ou sempre que nos alimentarmos. Eu vou fazer tudo o que foi dito aqui para que meus dentes não estraguem”, concluiu.