Educadores do município passam por treinamento para implantação do Sistema Aprende Brasil-Positivo

Novo sistema de ensino é o maior investimento em Educação Infantil já realizado no município de Teófilo Otoni

Aconteceu na última sexta feira, 12/05, durante todo o dia, na sede da Secretaria Municipal de Educação, o primeiro encontro da equipe do Sistema Aprende Brasil-Positivo de Educação com as diretoras, pedagogas, supervisoras e professoras da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino do município de Teófilo Otoni.

O encontro faz parte do cronograma de implantação da parceria, que inclui não apenas o material didático para as crianças de 0 a 4 anos, mas também apoio e suporte presencial e a distância a cada profissional de educação do município envolvido com as crianças, em sala de aula ou em coordenação.

IMG_3079
Apresentação do material didático da “educação infantil” para os professores, supervisores pedagógicos e diretores da rede municipal de ensino

A proposta pedagógica, comum aos dois sistemas, o municipal e o Aprende Brasil, promove o crescimento da criança na sua capacidade lingüística, sócio-afetiva e cognitiva, tão importantes nesta fase da vida escolar.

IMG_3088
Momento da entrega do material didático para reconhecimento dos educadores

O encontro permitiu aos participantes uma melhor compreensão do material e forneceu a eles as ferramentas para o necessário planejamento da ação escolar. O encontro aconteceu em dois momentos: na parte da manhã, com as diretoras e supervisoras de escola; à tarde, foram mais de cem professores da rede que estiveram presentes.

IMG_3093
Momento da entrega do material didático para reconhecimento dos educadores

A dinâmica nos dois momentos foi de palestra expositiva, trabalho em grupos e contato direto com o material, permitindo um diálogo com os representantes do Sistema Aprende Brasil.

IMG_3085
Palestra expositiva, mostra principais ferramentas que serão trabalhadas durante o ano letivo

Os profissionais presentes ficaram muito satisfeitos com a oportunidade. A supervisora Andreia Pereira Machado gostou do material didático apresentado. “O material já tem uma diretriz pronta, já tem um planejamento formado, e é só aprimorar e executar”, ressaltou.

IMG_3109
Supervisora Andreia Pereira Machado avalia método pedagógico dos livros ofertados pela editora positivo

O Secretário de Educação, Marcos Godinho, garantiu a implantação da parceria em todas as escolas municipais, na zona urbana e rural, com crianças de 0 a 4 anos. “Acreditamos que no final do ano teremos um resultado realmente positivo”, afirmou o secretário.

IMG_3103
O Secretário de Educação, Marcos Godinho comentou do trabalho que será realizado nas series iniciais nas escolas do município

A Assistente Pedagógica Juciane Mesquita foi a representante do Sistema Aprende Brasil, que veio para o treinamento de implantação. Ela destacou que o objetivo é conhecer cada ponto deste Sistema.”O Portal Educacional, a Assessoria Pedagógica, o Sineb, é uma avaliação para gestores. É todo um sistema integrado com o livro, assim é implantado o livro”, explicou Juciane.

IMG_3077
Assistente Pedagógica Juciane Mesquita, destacou que o objetivo é conhecer cada ponto deste Sistema de ensino da editora positivo

Já a partir desta semana a implantação passa acontecer com o material tendo já sido enviado a maioria das escolas.