Série de eventos e ações marca Semana do Trabalhador na Praça Tiradentes

O Dia do Trabalhador comemorado nesta segunda-feira, 1º de maio, não foi como de costume, pelo menos para a população que freqüentou a Praça Tiradentes. A Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria de Integração, Trabalho e Emprego promoveu desde o último sábado, 29/04, várias ações que culminaram nas comemorações do Dia do Trabalhador. Várias secretarias municipais estiveram envolvidas diretamente nas comemorações: Esporte, Saúde, Cultura, Ação Social, Educação e Serviços Urbanos.

 

Sábado, 29/04

No primeiro dia de eventos, o espaço em frente ao anfiteatro da Praça Tiradentes ficou completamente tomado por populares que procuraram os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Aferição de pressão e teste de glicemia por profissionais e estudantes da área de saúde, consulta em relação a processos em andamento e abertura de reclamação no Procon Municipal foram alguns dos serviços oferecidos ao público, além da exposição de artesanato por parte dos artesãos do município e da economia popular solidária.

Barracas com exposição de artesanato  Tenda com atendimento do PROCON

Tenda com aferição de pressão e teste de glicemia

O Secretário Municipal de Integração, Trabalho e Emprego, Jonas Boa Ventura explicou que a expectativa é de que as ações ajudem a aproximar a população da administração pública. “Nosso principal objetivo é possibilitar uma maior interação entre a sociedade e a administração municipal. A ideia é festejar, mas também chamar atenção para os direitos que o trabalhador tem. Pensamos uma administração voltada para o bem estar do povo de nossa cidade”, ressaltou o secretário.

Secretário Municipal de Integração Trabalho e Emprego Jonas Boa Ventura
Secretário Municipal de Integração Trabalho e Emprego Jonas Boa Ventura

Cerca de 20 barracas dos artesãos e da feira de economia solidária abrilhantaram a festa do trabalhador. Maria Antônia Xavier, presidente da Associação dos Artesãos de Teófilo Otoni, disse que a parceria com o município já existe há muitos anos. “Ficamos felizes em receber o convite da Prefeitura para participar desse evento. É uma ótima oportunidade para expor as nossas artes e comemorar o dia do trabalhador”, frisou Maria Antônia.

 

Maria Antônia Xavier presidente da Associação dos Artesãos de Teófilo Otoni
Maria Antônia Xavier presidente da Associação dos Artesãos de Teófilo Otoni

Na área da saúde, o município fez uma parceria com a Faculdade Egídio José de Souza (FATEGIDIO). Sob a orientação de profissionais da Secretaria de Saúde, 22 alunos do curso Técnico em Enfermagem da Fategidio fizeram aferição de pressão e teste de glicemia das pessoas que estavam ou passavam pela Praça Tiradentes. O Sr. Abiganor Cangussu, morador do Bairro de Fátima foi um dos atendidos. Com uma pressão 12 x 8, ele comemorou o resultado e agradeceu. “É sempre bom ter um serviço desse disponível, principalmente, no Dia do Trabalhador. Enquanto o governo federal não valoriza, temos um prefeito que se importa e se preocupa com os trabalhadores”, salientou.

Celsilvana Teixeira, diretora da UPA e professora da Fategidio, destacou a parceria dos estudantes em prol da mobilização da comunidade, participando de uma ação de prevenção e promoção da saúde. “Para alunos em processo de formação é de suma importância pra eles terem esse olhar da política de saúde pública do município. Eles estão fazendo a aferição de pressão para controle, e se tiver algum paciente com pressão descontrolada ou alterada fazemos orientação para o controle na estratégia da saúde da família”, frisou.

Celsilvana Teixeira, diretora da UPA em parceria com equipe da Fategídio
Celsilvana Teixeira, diretora da UPA em parceria com equipe da Fategídio

 

Domingo, 30/04

A programação da Semana do Trabalhador continuou no domingo, na Praça Tiradentes, começando logo cedo com um passeio ciclístico que contou com aproximadamente 150 pessoas. Eles percorreram as principais vias da região central da cidade.

A comemoração ofereceu diversas atividades à população. Quem foi ao local pôde desfrutar gratuitamente de atividades como espaços de lazer infantil, com pintura facial, biblioteca e pintura de desenhos, camas elásticas, apresentação teatral e shows de talento.

Espaços de lazer infantil Espaços de lazer infantil (2)

Espaços de lazer infantil (3)

O prefeito de Daniel Sucupira juntou-se aos ciclistas e aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem aos trabalhadores de Teófilo Otoni. “Essa pedalada é simbólica, quando reunimos para prestar a nossa homenagem aos trabalhadores do nosso município. Todos os progressos e desenvolvimentos de Teófilo Otoni se devem, principalmente, à garra e luta de cada trabalhador. Estamos retomando o progresso da nossa cidade, mas apesar das crises enfrentadas, sabemos que os nossos verdadeiros trabalhadores, homens e mulheres que lutam por um futuro melhor, estão caminhando de mãos dadas com a nossa administração, para superar tudo isso e ver a nossa cidade cada dia melhor”, concluiu o prefeito.

Passeio ciclisto pelo centro da cidade
Daniel Sucupira destacou que o desenvolvimento da nossa cidade se deve a garra e a luta de nossos trabalhadores

Simone Gonçalves foi uma das participantes do passeio ciclístico, e se revelou muito feliz com a programação da Semana do Trabalhador. “A administração municipal está de parabéns, pois o trabalhador foi muito bem homenageado, e está tendo a atenção merecida. Uma ótima programação com palestras, feiras de artesanatos, circuito de saúde, passeio ciclístico, shows e um prefeito participativo, que é o mais importante na minha opinião. Ele está sempre no meio do povo”, observou.

Simone Gonçalves foi uma das participantes do passeio ciclístico
Simone Gonçalves foi uma das participantes do passeio ciclístico

 

Corrida rústica fecha programação do Dia do Trabalhador

O feriado do dia Primeiro de Maio foi comemorado em Teófilo Otoni com a retomada da Corrida Rústica do Trabalhador. Com o intuito de homenagear os trabalhadores da cidade através do esporte, o evento foi promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (Sindiseto), em parceria com a Prefeitura.

Em torno de 150 pessoas participaram da corrida, conforme estimativa do presidente do Sindicato, José Antônio Esteves Guedes. “Classificamos os participantes em seis equipes, dentre masculino e feminino, e três tipos de categorias: Sindiseto, Teófilo Otoni e Visitante. O trajeto é de 10 km para os homens e 5 km para as mulheres, com partida e chegada na Praça Tiradentes”, explicou.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, vestiu a camisa e num gesto de exemplo, juntou-se aos demais competidores. “Não espero alcançar uma boa colocação na corrida porque estou um pouco fora de forma. Vou lutar para completar a prova. Porém, reconhecer a importância desse evento para a Prefeitura, para o Sindicato é reconhecer a importância do trabalhador”, disse o prefeito.

Participantes da corrida rústica
Certa de 150 pessoas participaram da corrida

Representando a categoria Feminino Teófilo Otoni, Juliana Brandão conquistou o primeiro lugar. “Esta foi minha segunda corrida e achei a experiência muito boa, nem eu mesma acreditava que fosse vencer”, declarou Juliana. Outra campeã, mas na categoria Visitante, foi a corredora Helena Pereira, que chamou a atenção por participar ainda convalescente de uma virose. Já na equipe masculina, um dos vencedores foi o capixaba residente em Governador Valadares, Alequessandro da Silva. “Não achei o percurso muito difícil. O clima favoreceu bastante. Já corro há alguns anos, mas desta corrida rústica é a primeira vez que participo. Quero aproveitar para parabenizar os organizadores do evento, oferecendo muita água e segurança para os participantes, além de incentivarem o esporte”, destacou o campeão.

 

Atletas comemoram premiações da corrida rústica do trabalhador
Atletas comemoram premiações da corrida rústica

 

A comissão organizadora premiou com medalhas todos os competidores que concluíram o circuito. Para os três primeiros colocados, a premiação foi também em dinheiro e troféu.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria e a premiação:

Categoria Fem. Sindicalizado 1º Lugar: Edinara Ferreira ( 300,00 + troféu+medalha)

Categoria Fem. Sindicalizado 2º Lugar: Denise Ali (250,00+troféu+medalha)

Categoria Fem. Sindicalizado 3º Lugar: Edivânia Ferreira (200,00+troféu+medalha)

 

Categoria Fem. Teófilo Otoni 1º Lugar: Juliana Brandão (300,00 + troféu+medalha)

Categoria Fem. Teófilo Otoni 2º Lugar: Eliane Vieira (250,00+troféu+medalha)

Categoria Fem. Teófilo Otoni 3º Lugar: Sheila Alves (200,00+troféu+medalha)

 

Categoria Fem. Visitante 1º Lugar: Helena Pereira, Gov. Valadares (300,00 + troféu+medalha)

Categoria Fem. Visitante 2º Lugar: Fabrícia Martins, Gov. Valadares (250,00+troféu+medalha)

Categoria Fem. Visitante 3º Lugar: Elaine dos Santos, Setubinha (200,00+troféu+medalha)

 

Categoria Masc. Sindicalizado 1º Lugar: Nilson Moreno (300,00 + troféu+medalha)

Categoria Masc. Sindicalizado 2º Lugar: Elione Vieira (250,00+troféu+medalha)

Categoria Masc. Sindicalizado 3º Lugar: Manoel Medeiros (200,00+troféu+medalha)

 

Categoria Masc. Teófilo Otoni 1º Lugar: Roberto Costa(300,00 + troféu+medalha)

Categoria Masc. Teófilo Otoni 2º Lugar:Hilton Santana(250,00+troféu+medalha)

Categoria Masc. Teófilo Otoni 3º Lugar: Romilsom Costa (200,00+troféu+medalha)

 

Categoria Masc. Visitante 1º Lugar: Alequessandro da Silva, Gov. Valadares (300,00 + troféu+medalha)

Categoria Masc. Visitante 2º Lugar: Reinaldo Alves, Gov. Valadares (250,00+troféu+medalha)

Categoria Masc. Visitante 3º Lugar: Henrique Ramos, Ataléia(200,00+troféu+medalha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *