Rede municipal de ensino terá projeto inovador para a educação infantil

Novo sistema de ensino vai beneficiar alunos, professores e gestores educacionais do município

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, juntamente com o Secretário de Educação, Marcos Godinho, e o coordenador da Editora Positivo, Carlos Roberto Ferreira Filho, assinaram na manhã desta quinta-feira 09/03, o convênio de um dos mais importantes e inovadores projetos para a educação infantil do município.

A partir deste ano, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e a Editora Positivo, todas as escolas mantidas pela prefeitura passam a adotar o “Sistema de Ensino Aprende Brasil”, para as turmas de educação infantil. O sistema adotado é constituído por cinco elementos: material didático (livros/apostilas), portal de apoio na internet, assessoria pedagógica para os professores e profissionais da educação, sistema de avaliação dos alunos e o Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil (Simeb), que vai permitir um diagnóstico atualizado e permanente do setor de educação do município.

Uma coleção completa, dinâmica e eficiênte para alunos de 0 a 4 anos
Material didático para os alunos, uma coleção completa, dinâmica e eficiente para alunos

O prefeito Daniel Sucupira destacou o compromisso de valorização e investimento na educação de crianças. “Temos o compromisso com a melhoria do sistema de ensino no nosso município. Nada melhor do que oferecer uma educação digna e de qualidade para nossas crianças. Isso é valorizar as pessoas. Estamos trazendo entre os diferenciais para a educação municipal, uma assessoria pedagógica, que é um atendimento aos docentes por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando estratégias como web conferências, web atendimento e e-mails. Outra novidade é no planejamento didático dos professores. Com o novo sistema, qualquer profissional ou pai de aluno poderá saber o que o aluno está aprendendo, coisa que antes não tínhamos. Isso é uma ferramenta de trabalho muito importante, pois traz uma unidade pedagógica para as escolas e demonstra o caminho que o ensino deseja seguir em nosso município”, ressaltou o prefeito.

Assinatura do convênio firmado com a editora Positivo

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Marcos Godinho, serão 1600 alunos beneficiados com o convênio, que oferece um conjunto completo de soluções para as escolas. “Além do material didático para os alunos, a SME receberá assessoria pedagógica para os professores e o apoio de uma coordenação pedagógica regional, a fim de auxiliar os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, e atender demandas educacionais específicas. A princípio vamos trabalhar com alunos de quatro e cinco anos na fase de alfabetização, e depois avançamos para as outras séries”, destacou Godinho

Marcos Godinho destaca a importância do suporte que receberão da assessoria pedagógica da Positivo na implementação do material

O coordenador da Editora Positivo, Carlos Roberto Filho, salientou que a rede municipal também passará a contar com dois métodos auxiliares de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil), que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas. “Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em mais de duas mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 330 mil alunos, e em cerca de 22 municípios brasileiros”, explicou.

O coordenador da Editora Positivo, Carlos Roberto Filho destacou o impacto que o material terá na rede de ensino municipal