Prefeitura inicia mutirão de limpeza em toda a cidade

Destruição financeira e sucateamento da máquina pública impediram o início imediato do mutirão de limpeza; Devolver higiene e beleza às ruas da cidade é um dos primeiros desafios da nova gestão

Capina, varrição e retirada de entulhos das vias públicas parecem tarefas simples para uma prefeitura. No caso de Teófilo Otoni essa tarefa não foi de longe fácil nesse início de governo. Uma dívida de quase 65 milhões de reais herdada do governo anterior foi empecilho para que ações consideradas simples fossem executadas de imediato. Mas os desafios começam a ser superados.

A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está realizando o maior mutirão de limpeza dos últimos anos em Teófilo Otoni. Os serviços de capina, varredura, roçadas, limpezas e recolhimentos de entulhos em terrenos baldios começaram nesta quinta-feira, 03/03/17, nas proximidades do estádio do América.

Limpeza nas proximidades do estádio do América

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos o objetivo do projeto é minimizar a proliferação dos focos dos mosquito aedes aegypti, evitando assim, doenças como a dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela e melhorar a parte visual da cidade.

São seis frentes diárias de trabalho com 200 pessoas nas ruas, acompanhadas de duas retro escavadeiras, seis caçambas, duas pás-carregadeiras e caminhões.

Fila para contratação de 200 pessoas para capina, varredura, roçadas, limpezas e recolhimentos de entulhos

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Gerson Metzker, falou do desafio de limpar a cidade por completa no tempo mais curto possível. “Estamos com duzentas pessoas dando uma limpeza geral, retirando esse matagal e o entulho exposto. A cidade está vendo tudo isso de forma muito clara. E nós  estamos enfrentando com planejamento. Em alguns dias já vamos ver a cidade com um aspecto bem melhor na sua higiene. A limpeza pública é feita no dia a dia”, destacou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, a limpeza da parte central da cidade será realizada no período da noite, que tem o menor fluxo de veículos e pessoas nas ruas e avenidas.

Entrega do Equipamento de Segurança do Trabalho

O prefeito Daniel Sucupira esteve na manhã desta sexta-feira, 03/03, com a turma da capina e limpeza de ruas. Ele agradeceu a confiança dos trabalhadores e pediu empenho para com o serviço público. “Só agora tivemos condições financeiras e estruturais para pôr os trabalhadores na rua. Pegamos uma prefeitura destruída financeiramente, e sem a mínima condição de executar algum tipo de trabalho externo. Foram 60 dias de muito esforço para liberar a contratação desse pessoal. A partir de agora vamos colocar nossa cidade nos trilhos”, ressaltou o prefeito.