Prefeitura e Emater firmam convênio para beneficiar produtores rurais

Programa de Aquisição de Alimentos vai viabilizar a reabertura do restaurante popular

Em uma solenidade no salão do Hotel Palmeiras o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, assinou dois convênios na manhã desta sexta-feira (17), que vai beneficiar os produtores rurais do município. Após anos sem trabalho em conjunto a prefeitura volta a ser parceira da Empresa Mineira de Assistência Técnica (Emater), e juntas vão implantar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além do prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, o evento contou com a presença do presidente estadual da Emater, Glenio Martins de Lima, do secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos Franca, representantes do Governo do Estado e lideranças políticas da região, bem como dos pequenos e médios produtores a serem beneficiados.

A solenidade aconteceu no salão do Hotel Palmeiras e contou com a presença de diversas autoridades

Sucupira ressaltou a importância dos convênios e a parceria do município com a Emater. “Queremos garantir que os pequenos produtores rurais recebam orientações gratuitas, com o objetivo de ampliar a produção agrícola e, desse modo, melhorar a condição de vida das famílias que vivem dessa atividade”, destacou. O prefeito afirmou ainda que o PAA vai viabilizar a abertura do restaurante popular. “Isso vai acontecer por meio da aquisição de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis aos praticados no mercado. Esses produtos vão ser destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial, como o restaurante popular”, concluiu o prefeito.

Daniel Sucupira ressaltou a importância dos convênios e a parceria do município com a Emater

O presidente do estadual da Emater, Glenio Martins, salientou o papel da empresa para estimular a comercialização de produtos da agricultura familiar no mercado institucional. “Estamos realizando diversas ações, como a orientação para que os agricultores familiares participem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Por meio do programa, os alimentos produzidos pela agricultura familiar são comprados e doados às escolas públicas, creches, asilos e instituições assistenciais”, concluiu. Glenio Martins explicou ainda que o PAA é uma iniciativa do governo federal e coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos Franca, destacou a importância do município em receber as iniciativas da Emater. “Os profissionais de extensão rural são um dos pilares do nosso trabalho na Agricultura. O contato direto com os produtores rurais é o que orienta as nossas ações, mostrando as prioridades e mantendo viva a parceira com o agricultor familiar”, declarou Sérgio.