Prefeitura inicia mutirão de limpeza pela zona norte

Depois da vacinação contra a febre amarela, município intensifica trabalho contra o mosquito aedes aegypti

A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, com a realização do mutirão de limpeza em diversos bairros e localidades da zona norte da cidade. Os trabalhos começaram na manhã de sexta-feira, 27/01, pelos bairros São Cristóvão, Vila Ramos, Alto São Cristóvão, Vila Miriam, Viriato, Joaquim Pedrosa, Escola Municipal Sidônio Otoni, Eldorado, Indaiá e Concórdia.

Durante o mutirão houve a  retirada de lixos e entulhos acumulados em terrenos baldios
Durante o mutirão houve a retirada de lixos e entulhos acumulados em terrenos baldios

O objetivo do mutirão é a retirada de lixos e entulhos acumulados nas casas, terrenos baldios para eliminar possíveis focos e, ao mesmo tempo, promover a conscientização da população, a fim de evitar a proliferação do mosquito. Por isso, a Secretaria de Saúde destaca a importância da colaboração dos moradores nessa campanha.

Antes de iniciar o mutirão preventivo, os agentes se concentraram na igreja Santa Luzia, no Bairro Bela Vista, para definir o planejamento dos trabalhos

Além dos 78 agentes de combate às endemias, foram disponibilizados quatro caminhões, uma retroescavadeira e duas pick-ups.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos moradores para retirar dos quintais, objetos como: pratinhos, copos, garrafas, latas, pneus, sucatas e outros recipientes que possam acumular água. O morador deve juntar tudo num saco plástico bem fechado e deixar na porta de casa para ser recolhido pelos agentes.

A população colaborou com a prefeitura retirando de suas residências os recipientes que podem acumular água

O combate à dengue deve ser uma ação contínua, realizada todos os dias. Por isso, a Prefeitura orienta que os moradores permitam a entrada dos agentes devidamente identificados nas casas e terrenos fechados.
O mutirão segue em toda a cidade com o seguinte cronograma:

27 de fevereiro de 2017- Bairros da Zona Norte

Vila Betel, Felicidade, Bela Vista, Alto Bela Vista, Alto DER, Grão Pará, Jardim Iracema, Altino Barbosa e Novo Horizonte.

03 de março de 2017- Bairros da Zona Sul

Cidade nova, Frei Júlio, Funcionários, Jardim São Paulo, Taquara, Morro do Cemitério, Igreja Nossa Senhora dos Pobres, Pindorama, Vila Esperança, São Benedito e São José.

17 de março 2017- Bairros da Zona Leste

Turma 37, Vila Santa Clara, Vila São João, Manoel Pimenta, Morro do Eucalipto, Teófilo Rocha, Veneta, Alto da Copasa, Centro, Francisco Sá e Nossa Senhora de Fátima.

31 de março de 2017- Bairro da Zona Leste

Castro Pires, Coqueiro, Jardim Floresta, Ipiranga, Matinha, Monte Carlo, São Jacinto, Serra Verde e Tabajara.

07 de abril de 2017- Bairros da Zona Oeste

Aeroporto, São Diogo, Olga Correia, Jardim das Acácias, Filadélfia, Marajoara, Alto Palmeiras, Frei Dimas, Turma 38, Centro Rodoviário, Minas Novas e Gangorrinha.