Secretaria de Saúde

Secretário(a)

Viviane Assis Pinho

Contatos

Endereço: Av. Dr. Luís Boali Pôrto Salman, 3780-4010 – Centro, Teófilo Otoni – MG, 39801-610

Telefone: (33) 3536-5852

E-mail: [email protected]

Horário de atendimento ao público: 7:00 às 17:00 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde é o órgão da estrutura organizacional da Prefeitura incumbido de prestar assistência primária nas áreas médica e odontológica, visando à melhoria e a recuperação da saúde da população e promover o  desenvolvimento de políticas sanitárias e ambientais que visem à redução, prevenção e minimização do risco de doenças.

– À Secretaria Municipal de Saúde, além das obrigações constantes da Lei Orgânica Municipal e das leis federais que lhe são afetas, têm como atribuições:

I. gerir em nível local o Sistema Único de Saúde;

II. identificar e avaliar as condições de saúde no município;

III. planejar e executar a política sanitária e as ações e serviços de sua competência de modo a conservar a saúde e a interferir nos fatores de agravos à saúde da população;

IV. gerenciar as ações e os serviços de saúde com vistas à maior eficácia da sua prestação.

V. promover medidas relativas à prestação de assistência médica e odontológica primária à comunidade;

VI. – prestar assistência médica, hospitalar e odontológica às pessoas carentes de recursos, de conformidade com suas condições financeiras e físicas e prestar socorros médicos de urgência e emergência, independente da condição econômica/ financeira do cidadão;

VII. promover a vigilância sanitária e o controle epidemiológico no âmbito do Município, em colaboração com órgãos e entidades afins, atuantes na região e em consonância com as diretrizes emanadas de outros níveis governamentais;

VIII. criar e divulgar programas coletivos de prevenção de doenças e controlar doenças transmissíveis, zoonoses e alimentos, através da manutenção de vigilância sanitária e epidemiológica;

IX. promover a fiscalização médico-sanitária;

X. promover a formação da consciência sanitária junto à população;

XI. controlar e fiscalizar as ações e serviços de saúde, através da execução direta ou de serviços de terceiros;

XII. desenvolver as ações de saúde, integrando-se à rede do Sistema Estadual e Federal de Saúde;

XIII. promover campanhas de vacinação por iniciativa própria ou em colaboração com órgãos de outras esferas governamentais;
XIV. administrar as unidades básicas de saúde;
XV. promover a manutenção de equipamentos e serviços necessários aos desempenho de suas atividades;

XVI. tomar a iniciativa de assessorar e de informar a Secretaria Municipal de Governo em assuntos de interesse do governo municipal e relacionados a sua esfera de atuação;

XVII. o treinamento dos profissionais engajados na promoção da Saúde;

XVIII. a inspeção de saúde dos servidores municipais para efeitos de admissão, licença, aposentadoria e outros fins iguais;

XIX. a administração de cemitérios municipais e a fiscalização e regulamentação dos serviços funerários no Município;

XX. a orientação do comportamento de grupos específicos, em face a problemas de saúde, higiene, educação sanitária, planejamento familiar e outros;

XXI. o estudo e o cadastramento das fontes de recursos que podem ser utilizados pelo Município na execução de programas de saúde;

XXII. a fiscalização da aplicação dos recursos do Município que forem transferidos para outras entidades dedicadas à saúde;

XXIII. desempenhar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo.

 

Currículo do Secretário (a)

Viviane Assis Pinho nascida em Uberaba MG no dia 12 de abril de 1972, mãe de Gabriela Amaral e de Bárbara Amaral e filha de Antônio Estevam Gonçalves Pinho, bancário e de Sônia Maria Assis Pinho, professora.  Estudou na Escola Pequeno Príncipe, No Colégio Alfredo Sá e terminou o ensino Médio no Colégio São José (hoje Maria Amália).

Se formou em Fonoaudiologia pela ESEHA – Fundação Pestalozzi, em Niterói – RJ. Pós-graduada em Saúde Auditiva do Trabalhador, Educação Especial, Especializada em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense, Especializada em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês um divisor de águas em sua vida profissional.

Seu primeiro trabalho em Teófilo Otoni foi na APAE onde trabalhou por 15 anos trabalho o que fez a “diferença na minha vida, a APAE despertou nela o atendimento humanizado e a fez aprender a respeitar as diferenças e as diversidades! “

Exerceu cargo de Fonoaudióloga Perita no atual UAI, onde realizava perícias para admissão e acompanhamento de servidores da Educação de 2015 a 2017.

Atua como fonoaudióloga na realização de exames audiométricos ocupacionais desde 1997 e na unidade GV Clinicas desde 2015.

Funcionária Pública efetiva do Município de Teófilo Otoni desde janeiro do ano 2000, efetivando assim o primeiro ambulatório de Fonoaudiologia no Município até 2013 quando foi nomeada Referência Técnica da Saúde Auditiva. 

Em 2014 foi nomeada Coordenadora do Núcleo de Redes e Referência Técnica da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, e veio definitivamente para a gestão da Secretaria de Saúde

Técnica responsável pela Habilitação na APAE do Centro Especializado em Reabilitação CER II em 2016. Técnica responsável pela transferência do serviço de ostomia de Governador Valadares para a O Hospital Bom Samaritano em Teófilo Otoni.

Técnica responsável pela a habilitação do CAPS i, técnica responsável pela qualificação do CAPS ad para ad III, técnica responsável pela habilitação dos Leitos de Retaguarda de Saúde mental do Hospital Raimundo Gobira.

Foi Coordenadora do setor de Regulação Controle e Avaliação de 2019 a 2021, durante este período foi a técnica responsável pela a habilitação de todos os leitos de UTI COVID do Município e dos leitos UTI tipo II do Hospital Bom Samaritano e Philadelfia. Técnica responsável pela habilitação da Radioterapia no Hospital Bom Samaritano.

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