Município: Teófilo Otoni
Origem do nome: Homenagem ao fundador Teófilo Benedito Ottoni
Data de fundação: 07/09/1853
Emancipação política: 09/11/1878 (criação do município)
Instalação da comarca: 04/11/1880
Área geográfica: 3.247,20 km2
População: 129.076 habitantes (zona urbana: 102.500 e zona rural: 26.576 habitantes)
Primeiros habitantes: Índios Botocudos
Localização no Estado
Teófilo Otoni encontra-se situada no Nordeste do Estado de Minas Gerais, no Vale do Mucuri e é considerada centro macro-regional.
O Vale do Mucuri possui 27 (vinte e sete) municípios: Águas Formosas, Ataléia, Bertópolis, Campanário, Carlos Chagas, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Itambacuri, Jampruca, Ladainha, Malacacheta, Machacalis, Nanuque, Ouro verde de Minas, Pavão, Pescador, Poté, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni, Umburatiba e mais 4 municípios que foram criados em 1995: Franciscópolis, Novo Oriente de Minas, Santa Helena de Minas e Setubinha.
O Município é composto por 5 (cinco) distritos: Pedro Versiani, Crispim Jacques, Rio Pretinho, Mucuri e Topázio.
Limites do município
-> Norte: Novo Oriente de Minas e Itaipé
-> Sul: Ouro Verde de Minas, Ataléia, Frei Gaspar e Itambacuri
-> Leste: Pavão e Carlos Chagas
-> Oeste: Poté e Ladainha
Distâncias principais
-> Belo Horizonte: 450 km
-> Brasília: 1.162 km
-> Rio de Janeiro: 730 km
-> Salvador: 900 km
-> São Paulo: 1.050 km
-> Vitória: 550 km
Bem vindo(a)!
Imagine um lugar que recebe todo o brilho e a beleza que vem da terra… Bem vindo a Teófilo Otoni, “ A Capital Mundial das Pedras Preciosas” .
Principal pólo do Nordeste de Minas Gerais e centro da maior província gemológica do mundo, este lugar de gente simpática e acolhedora consagra-se também como o destino das inúmeras gemas extraídas de uma imensa região do território nacional, tornado-se, assim, o mais importante local de lapidação e comercialização de pedras preciosas e semi-preciosas do Brasil. E como se não bastassem tantas peculiaridades, Teófilo Otoni também guarda riquezas históricas, culturais e naturais únicas, que encantam visitantes de todas as partes do planeta.
O bicho-preguiça na praça, as montanhas, os rios e as cachoeiras da região, a gastronomia, o artesanato diferenciado, os eventos, além da própria história do município, são apenas algumas das preciosidades que fazem de Teófilo Otoni um lugar especial e imperdível de ser visitado!!!